25 de setembro de 2024

Docentes de Medicina realizam capacitação em metodologias ativas

Docentes de Medicina realizam capacitação em metodologias ativas
Treinamento ocorreu no Miniauditório do bloco V do Câmpus II, nos dias 16, 20 e 21 de setembro

A fim de realizar adequações conforme as recomendações médicas atuais em educação médica e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, docentes do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina participaram de capacitação em metodologias ativas, em que o estudante está no centro do aprendizado. O treinamento ocorreu no bloco V do Câmpus II, nos dias 16, 20 e 21 de setembro.

 

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Prof. Me. Carlos Alberto dos Santos Filho, a coordenação planejou a capacitação Team Based Learning (TBL), aprendizagem baseada em equipes, com o intuito de estimular o estudo ativo do discente em pequenos grupos.

 

“As DCNs reforçam a importância de formar médicos com competências e habilidades para além do domínio técnico-científico, utilizando ferramentas de metodologia ativa com o aluno no centro do aprendizado, ensino integrado e trabalho em grupos. Dessa forma, melhora as habilidades de raciocínio clínico ao passo que potencializa as necessidades para o trabalho coletivo”, afirma.

 

Em novembro de 2022 foram alterados os artigos 6º, 12 e 23 da Resolução CNE/CES nº 3/2014, que instituiu as DCNs do curso de graduação em Medicina.

 

“Tivemos uma grande participação de docentes da Medicina e de professores de outros cursos, o que mostra a dedicação dos educadores da FAI em acompanhar as mudanças necessárias no ensino em saúde”, avalia o coordenador.

 

A capacitação foi ministrada por Caio Ferreira de Oliveira, doutor em Imunologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e docente da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (FUNDEC), e Marilda Aparecida Milanez Morgado de Abreu, doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), sendo atualmente coordenadora e professora do curso de Medicina das Faculdades de Dracena (Unifadra).

 

Por Priscila Caldeira

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