24 de março de 2024

Docente e ex-aluna de Psicologia escrevem capítulo de livro

Docente e ex-aluna de Psicologia escrevem capítulo de livro
O capítulo é denominado “Maternidade solo: os desdobramentos e impactos enfrentados pela pandemia da Covid-19”

A docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina, Prof.ª Dra. Magda Arlete Vieira Cardozo e a ex-aluna da Especialização Lato Sensu em Psicologia da Saúde, Larissa Malafaia dos Passos, são autoras de um capítulo do livro “Psicologia e decolonialidade: entre teorias, práticas e subversões”, publicado neste ano pela Editora Bagai.

O capítulo é denominado “Maternidade solo: os desdobramentos e impactos enfrentados pela pandemia da Covid-19” e aborda os impactos socioeconômicos e afetivos causados em mães, destacando as mães solo, decorrentes da pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos na contenção e tratamento, enfatizando aspectos históricos e culturais das diferenças de gênero e de que forma o isolamento imposto durante a pandemia atingiu e/ou agravou as dificuldades cotidianas das mães.

A obra aborda de forma crítica, reflexiva e propositiva uma pluralidade de temáticas que colocam em relevo a interface entre psicologias e decolonialidade. Os capítulos que a compõem anunciam posicionamentos atentos aos dilemas que integram a realidade sociopolítica e seus impactos nos processos de produção de conhecimentos e práticas.

“Na época da pandemia, as crianças não iam às escolas e isso gerou sobrecarga de funções domésticas, que se somaram às demais atribuições já rotineiras de uma mãe, principalmente aquelas que trabalham com remuneração”, comenta Magda.

O livro pode ser acessado gratuitamente através do link https://drive.google.com/file/d/16_5-q42SRleK1HxFyWsuN-02XmbHmMeV/view

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia