A docente e coordenadora de Projetos de Extensão nas Áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, Prof.ª Dra. Mayara Moura Alves da Cruz, participou da publicação de dois artigos de nível global e pioneiros na área.
O primeiro, intitulado “Women’s Cardiac Rehabilitation Barriers: Results of the International Council of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation’s First Global Assessment”, teve como objetivo investigar as diferenças entre os sexos nas barreiras para a reabilitação cardiovascular em todas as regiões do mundo.
Além disso, foram investigadas as características associadas às maiores barreiras nas mulheres de acordo com o status de matrícula nos programas de reabilitação cardiovascular. Esse artigo foi publicado na revista Canadian Journal of Cardiology, que possui 7.2 de fator de impacto.
O segundo artigo é “Psychometric validation of the short version of the Information Needs in Cardiac Rehabilitation scale through a first global assessment”, com o intuito de avaliar as propriedades de medida da escala Information Needs in Cardiac Rehabilitation, versão curta (INCR-S) e as necessidades de informação do paciente globalmente, visto que a educação personalizada é recomendada para pacientes cardíacos, mas pouco se sabe sobre as necessidades de informação nas áreas do mundo onde ela é mais necessária. Ele foi publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology, que possui qualis A1 e fator de impacto de 8.3
Ambos os artigos têm como primeira autora a Dra. Gabriela Lima de Melo Ghisi e como orientadora, a Dra. Sherry L. Grace, que são da Universidade de Toronto.
A Prof.ª Dra. Mayara Moura Alves da Cruz foi convidada pelas pesquisadoras para participar desses estudos coletando os dados do Brasil, parceria que surgiu através de alguns estudos que ela realiza na área de barreiras para a reabilitação cardiovascular. “A publicação de artigos de nível global é um marco significativo na carreira de qualquer pesquisador, além de facilitar a conexão com pesquisadores em todo o mundo. Esses artigos publicados contribuem para o avanço do conhecimento na reabilitação cardiovascular, visto que são os primeiros de sua natureza a serem realizados”, comenta.
“As colaborações da professora Mayara, com este prestigiado centro de pesquisa, destacam o potencial científico do corpo docente da nossa instituição. Essa conquista serve como uma fonte de inspiração para nossos alunos, incentivando-os a se engajarem em pesquisas durante a graduação e, assim, elevando a qualidade e o aproveitamento de sua vida acadêmica”, destaca o Prof. Dr. Guilherme do Nascimento, coordenador de Comunicação Científica.
Por Jéssica Nakadaira