Um estudo publicado em coautoria pelo docente do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Dr. José Burgos Ponce, junto às universidades dos Estados Unidos e da Suíça foi selecionado para ser capa da edição de agosto de 2023 da revista científica internacional Journal of Bone and Mineral Research (JBMR).
Com fator de impacto 6.39, a principal métrica que qualifica as publicações científicas baseada nas citações que recebe, o artigo é resultado de uma parceria entre as Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Centro Universitário de Adamantina, Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute e University of Zurich.
Intitulado “As múltiplas funções dos leucotrienos no metabolismo ósseo”, em inglês
The multifarious functions of Leukotrienes in bone metabolism, o estudo investigou o papel dos leucotrienos, considerado um importante mediador químico na inflamação e, conforme explica o professor, é derivado da via 5-lipoxigenase, na diferenciação osteogênica – processo de formação do tecido ósseo – e na osteoclastogênese – processo de diferenciação de células responsáveis pela reabsorção óssea.
“Deste modo, camundongos knockout para 5-Lipoxigenase foram utilizados para o estudo, sendo a pesquisa dividida em uma parte in vivo e outra in vitro”, detalha o Prof. Dr. José Burgos Ponce.
Ensaios como microtomografia computadorizada, histomorfometria (avalia parâmetros estruturais e de remodelação óssea), RT-PCR, análise proteômica, entre outros, foram realizados para investigar o impacto na formação e reabsorção óssea em animais ausentes da produção dos leucotrienos.
“E diferenças significativas foram encontradas no perfil ósseo desses animais, em comparação ao controle. O estudo poderá contribuir com outras pesquisas que possuem alterações patológicas relacionadas”, explica.
Atualmente, o grupo de pesquisa está em processo de finalização para submeter outros artigos, nos quais foram associados os mesmos animais em condição patológica.
PROPPG
O Centro Universitário de Adamantina tem desempenhado um papel essencial ao incentivar a pesquisa entre os docentes, por meio de inúmeras ações de fomento à pesquisa e à publicação científica.
“Essa promoção ativa da pesquisa não apenas enriquece a carreira acadêmica docente, como também contribui significativamente para o desenvolvimento científico discente”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.
“Parabenizo ao Dr. José Burgos por esta relevante publicação. A pesquisa é um dos pilares fundamentais da academia e, como docentes, temos a responsabilidade de liderar pelo exemplo”, completa.
A pesquisa conduzida por docentes da instituição influencia diretamente nos cursos ministrados, tornando o processo de ensino-aprendizagem “mais atualizado, relevante e dinâmico, além de ser uma estratégia valiosa para a formação acadêmica de qualidade de nossos alunos”, afirma a pró-reitora.
“Essa publicação demonstra o compromisso do Prof. Dr. José Burgos com a excelência acadêmica. Ao ser capa de um periódico internacional, ele contribui para o crescimento da reputação do nosso Centro Universitário como uma instituição promotora de pesquisa científica. Acredito que isso possa inspirar mais alunos e professores a se envolverem ativamente em pesquisa”, finaliza o coordenador de Comunicação Científica, Prof. Dr. Guilherme Batista do Nascimento.
Por Priscila Caldeira