7 de junho de 2023

Docente de Educação Física conquista bicampeonato como treinador sul-americano de atletismo

Docente de Educação Física conquista bicampeonato  como treinador sul-americano de atletismo
Equipe brasileira foi campeã geral do torneio

A Seleção Brasileira de Atletismo mostrou seu poderio no Campeonato Sul-Americano realizado em Bogotá, na Colômbia, de 19 a 21 de maio. Sob a liderança do treinador Carlos Barbosa, o Brasil brilhou nas pistas e campos, garantindo um total impressionante de 44 medalhas.

Com um desempenho notável, a equipe brasileira assegurou 15 medalhas de ouro, 14 de prata e 15 de bronze, destacando-se como campeã geral do torneio. O feito histórico foi alcançado tanto pela equipe feminina quanto pela masculina, que mostraram um desempenho excepcional em suas respectivas competições.

Ao dominar o pódio na principal competição da Categoria Sub-20, a Seleção Brasileira de Atletismo demonstrou sua supremacia no cenário sul-americano, conquistando o respeito de seus adversários e orgulhando a nação. O talento, dedicação e trabalho árduo dos atletas brasileiros são evidentes nessas conquistas, consolidando o país como uma potência esportiva.

A vitória expressiva no Campeonato Sul-Americano é um testemunho do comprometimento dos treinadores, comissão médica e da dedicação de cada membro da equipe. Através de anos de treinamento árduo e aperfeiçoamento técnico, esses atletas provaram que estão entre os melhores do continente.

O sucesso da Seleção Brasileira de Atletismo em Bogotá é motivo de celebração para os fãs e entusiastas do esporte em todo o país. Essa conquista é um lembrete poderoso do potencial esportivo brasileiro e uma inspiração para futuras gerações de atletas.

Com seu desempenho brilhante no Campeonato Sul-Americano, a equipe brasileira de atletismo escreveu mais um capítulo vitorioso em sua história, consolidando-se como uma força a ser reconhecida no cenário esportivo internacional.

Com a conquista, o docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Me. Carlos Barbosa, soma agora como treinador três títulos Sul-Americanos em sua carreira. O primeiro na categoria Sub-16 em Arequipa, no Peru, posteriormente no Sub-18 em São Paulo, e agora na categoria Sub-20 em Bogotá, na Colômbia, que é a entrada dos atletas para as competições adultas. Essa impressionante sequência de conquistas destaca o talento e dedicação do treinador, que continua a alcançar resultados excepcionais em diferentes categorias do esporte.

Já em solo brasileiro, o professor retoma suas atividades diárias de graduação com determinação, mantendo-se fiel à sua missão de identificar e treinar novos talentos para a Seleção Brasileira de Atletismo.

Atualmente, o incansável Carlos Barbosa, reconhecido como um “caça-talentos”, está envolvido no projeto da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) em parceria com a Associação Cultural, Recreacional e Esportiva de Adamantina (ACREA), chamado de “Projeto Olímpico: Atletismo se aprende na Universidade”, carinhosamente apelidado de Projeto Suricates.

“Estou totalmente comprometido com o sucesso do Projeto Suricates, pois reconheço que é a melhor maneira de retribuir à sociedade tudo o que o Atletismo me proporcionou. Através do esporte, tive o privilégio de testemunhar como o esforço diário nos treinamentos é recompensado de forma positiva. Graças ao Atletismo, pude desfrutar de uma educação gratuita, desde o ensino fundamental até a universidade, passando pela pós-graduação e até mesmo o mestrado. Portanto, é meu dever continuar a buscar novos talentos para que possam usufruir do Atletismo como um veículo para obter uma educação de qualidade. No entanto, não se enganem, essas conquistas não vêm sem comprometimento, determinação, resiliência e dedicação. Através do desenvolvimento dessas qualidades, os jovens podem abrir as portas para o mundo”, enfatiza o professor Carlos Barbosa.

Além do Projeto Suricates voltado para crianças e pré-adolescentes, o treinador também está envolvido em um projeto voluntário de alto rendimento com adolescentes de 15 a 19 anos de idade, visando proporcionar recursos para apoiá-los em suas carreiras no atletismo.

Para se ter uma ideia da magnitude desse projeto, somando-se os títulos conquistados por todos os atletas que treinam no “Projeto da Família Barbosa: Los Angeles 2028” (em referência aos Jogos Olímpicos que ocorrerão em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028), foram conquistados seis títulos sul-americanos, 27 títulos brasileiros e mais de 40 títulos estaduais. Uma verdadeira fábrica de campeões.

Aqueles que desejarem fazer parte dessa história e contribuir para o fortalecimento do Projeto da Família Barbosa, seja como empresário ou pessoa física, podem entrar em contato diretamente pelo WhatsApp, através dos números (18) 98149-5099 (Rose) ou (18) 98120-8025 (Carlos).

1 Carlos Com Atleta Alberto2 Carlos Com Atleta Alberto Competição3 Carlos Com Presidente Da CBAt

Por Prof. Me. Carlos Barbosa

Revisado por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia