20 de setembro de 2024

Docente da FAI publica livro sobre a felicidade

Docente da FAI publica livro sobre a felicidade
Obra procura abordar a temática da felicidade de forma inovadora e crítica, contemplando aspectos individuais e coletivos, mobilizando reflexões das ciências humanas e filosofia

Você já parou para refletir sobre a felicidade no seu dia a dia e no contexto da sociedade atual? Pensando nesse tema é que o docente do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Dr. Lindomar Teixeira Luiz, publicou recentemente o livro sobre “Felicidade e sociedade: contentamento descontente”, que traz reflexões sobre a felicidade na sociedade contemporânea.

 

Segundo a sinopse apresentada pela editora Todas as Musas, a obra “procura abordar a temática da felicidade de forma inovadora e crítica, contemplando aspectos individuais e coletivos, mobilizando reflexões das ciências humanas e filosofia”.

 

“Esse título denota bem a essência estrutural da minha pesquisa, que é trabalhar com a felicidade, mas não numa perspectiva alienadora, de autoajuda, é trabalhar a questão da felicidade e seus paradoxos. Inevitavelmente, quando a gente aborda acerca do contentamento humano, não tem como dissociá-lo da tristeza, do tédio, do sofrimento e do sacrifício. Eu procurei, nessa reflexão, ser o mais dialético possível”, explanou o autor.

 

Segundo o Prof. Dr. Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, em seu prefácio, “a característica do texto que primeiro chama a atenção do leitor é o fato de ser genuíno e sincero, percebe-se que é uma reflexão tirada das entranhas, um daqueles textos em que o autor sente uma necessidade de expressar questões que o comovem pessoalmente, que lhe são muito caras. Mas essa emoção presente na escrita não o afasta do exercício da razão, para o qual o autor mobiliza importantes pensadores dos campos da filosofia, sociologia e psicologia, lidos competentemente. E, além da emoção e da razão, o autor mobiliza uma terceira faculdade, a intuição, que lhe permite especular de forma pertinente sobre aspectos nebulosos do cenário contemporâneo”.

 

“Quando falo da felicidade, eu a coloco numa perspectiva humana, ou seja, que alberga tudo aquilo que acomete negativamente a nossa subjetividade. Por outro lado, eu tive também a preocupação de pensar essa questão não apenas a partir do indivíduo, mas a partir de questões de cunho social. Como podemos pensar a questão do contentamento a partir das nossas mazelas sociais? Ao mesmo tempo em que eu trabalho a questão do contentamento, trabalho também o descontentamento. Ao mesmo tempo em que eu trabalho as questões atinentes à subjetividade, trabalho também com as questões de natureza coletiva”, detalhou Lindomar.

 

Os interessados podem adquirir o livro no site da editora Todas as Musas (https://www.todasasmusas.com.br/livro_felicidade.html) ou diretamente com o Prof. Dr. Lindomar Teixeira Luiz, pelo telefone (18) 99709-1776.

 

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia