No dia 13 de outubro, o docente dos cursos de História, Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Me. Mateus Barroso Sacoman, lançou pela Editora Dialética o livro “Novas Perspectivas da Idade Média para o Ensino Fundamental e Médio”.
A obra foi concebida para superar as persistentes visões distorcidas da Idade Média, como a idealização de “Idade das Trevas”, oferecendo a educadores e estudantes um olhar mais aprofundado e atualizado sobre o período.
O livro é resultado de uma análise profunda e da experiência do autor na produção de materiais didáticos, abordando a Idade Média não como um colapso, mas como uma fase de reinvenção cultural, política e institucional.
Com rigor histórico e linguagem acessível, o conteúdo explora aspectos políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, destacando a formação da Europa medieval e as trocas entre as diversas populações.
Um dos diferenciais centrais do trabalho é a proposição de uma visão transregional e interconectada, que busca ativamente superar o eurocentrismo.
O autor detalha desde a Alta Idade Média, com o papel dos senhores e servos, até a Baixa Idade Média, analisando as transformações do desenvolvimento urbano e comercial, o surgimento da burguesia e a participação feminina nas cidades. “A Idade Média é um período essencial para a compreensão do mundo atual, mas o imaginário popular ainda se apega a clichês. Meu objetivo com esta obra é fornecer aos professores e alunos as ferramentas para fazerem novas perguntas e estimularem o debate, mostrando a verdadeira complexidade e diversidade desse período. O livro é indispensável para todos que buscam inspiração para novas perguntas e debates, estimulando a curiosidade por um período essencial para a compreensão da história e do mundo contemporâneo”, conta o autor.
Sobre o autor
Mateus Barroso Sacoman é professor do Departamento de Ciências Humanas da FAI, além de lecionar no Colégio Adamantinense Objetivo e Escola Champagnat Marista. Mestre e graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). É um autor e leitor crítico de materiais didáticos para a Educação Básica para a empresa Conexia/SEB e possui diversas publicações em História, Literatura, Psicopedagogia e Educação. Atuando há 13 anos, é educador certificado pela National Geographic, EducaMídia e Kahoot.
Por Jéssica Nakadaira
