26 de maio de 2023

Disciplina de Tecnologia Farmacêutica prepara alunos de Farmácia para o mercado de trabalho

Disciplina de Tecnologia Farmacêutica prepara alunos de Farmácia para o mercado de trabalho
Durante a atividade foi proposto aos alunos o desenvolvimento de um produto farmacêutico

Os alunos do 7º termo do curso de Farmácia do Centro Universitário de Adamantina, que cursaram a disciplina de Tecnologia Farmacêutica, fecharam o semestre com chave de ouro.

Essa disciplina tem como objetivo permitir ao aluno que se dirige à Indústria Farmacêutica a seleção adequada dos recursos disponíveis de acordo com os processos produtivos convencionais, além de proporcionar ampla visão sobre planejamento, execução e gestão de serviços relacionados com a formulação farmacêutica.

“O trabalho proposto foi de grande importância para ser posto em prática todo nosso conhecimento adquirido até agora. A professora Fernanda Blini mostrou que somos capazes de elaborar o medicamento com nossos recursos e o resultado foi muito satisfatório”, destacou a aluna Mariane Silva Menegassi dos Santos.

O farmacêutico é um profissional da área da saúde que, dentre as suas funções, estão a de orientar o público, manipular formas, produzir e analisar fármacos e atuar no campo de pesquisa para desenvolvimento de medicamentos.

“Desta forma, foi proposto aos alunos o desenvolvimento de um produto farmacêutico semelhante ao de referência, considerando a análise da pesquisa das matérias-primas, concentrações de uso, incompatibilidades, técnica de preparo e divulgação do produto farmacêutico. Essa prática é muito relevante porque habilita o aluno e o futuro profissional farmacêutico a desenvolver e/ou melhorar os produtos farmacêuticos porque eles realizam todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento até o produto final”, explicou a coordenadora do curso, Prof.ª Ma. Fernanda Blini Marengo Malheiros.

“Foi de grande aprendizado e satisfação fazer a apresentação do meu xampu de cetoconazol (ClearTodes) para o qual tivemos que realizar a pesquisa em comparação ao xampu de referência, adaptar a formulação para os componentes que havia na faculdade. Pude colocar em prática todo o aprendizado obtido nas aulas e nos estágios realizados no Centro Universitário de Adamantina”, completou o estudante Victor Hugo Moreira Maia.

 

Por Prof.ª Ma. Fernanda Blini Marengo Malheiros

Revisado por Daniel Torres de Albuquerque

Compartilhe esta notícia