26 de julho de 2023

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra será Celebrado em Adamantina

Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra será Celebrado em Adamantina
Evento ‘Das Pretas III’ segue com programação até sábado (29), na Casa Afro, no Jardim das Primaveras.

Adamantina se prepara para celebrar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra com uma semana dedicada à história de luta e resistência das mulheres negras. A Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Casa Afro de Adamantina, convida a população para participar da Semana da Mulher Negra “Das Pretas III”, de 25 a 29 de julho.

A data de 25 de julho foi instituída no Brasil pela Lei nº 12.987/2014 em homenagem a Tereza de Benguela e à importância das mulheres negras na história do país. Tereza de Benguela, uma líder quilombola trazida ao Brasil pelo tráfico de escravos, resistiu bravamente à escravidão, liderando o Quilombo de Guariterê por duas décadas.

O Quilombo do Guariterê, além de um reduto de resistência, também era um parlamento e conselho para a rainha, onde se desenvolvia a agricultura de algodão e a produção de tecidos.

O evento “Das Pretas III” contará com homenagens, apresentações culturais, exposições artísticas, desfile e Workshop, destacando a importância das mulheres negras na construção da história e cultura brasileira.

A célebre frase de Taís Araújo: “Quando uma mulher negra vence, todas as outras mulheres negras vencem juntas”, inspirará o evento, ressaltando a força da união e superação ao longo da história.

A comunidade de Adamantina está convidada a participar dessa semana especial para celebrar a história e o legado das mulheres negras no Brasil, promovendo a igualdade e o respeito à diversidade étnica em nossa sociedade.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês