Rádio Life FM

Detentas votam em seção eleitoral especial instalada na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista neste domingo

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 64 unidades prisionais do Estado de São Paulo terão seções nas Eleições 2022, totalizando mais de 4 mil eleitores.

Uma seção eleitoral especial funciona na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista (SP) neste domingo (2) para que 24 detentas aptas exerçam seu direito de voto nas eleições de 2022. Como nas demais seções, a escolha dos candidatos acontece das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), neste ano, 64 unidades prisionais do Estado de São Paulo terão seções eleitorais, totalizando 4.891 eleitores. A Justiça Eleitoral é a responsável por instalar os equipamentos necessários à votação nos locais, como as urnas eletrônicas.

Ainda conforme a SAP, podem votar apenas os detentos provisórios que aguardam o andamento do processo de liberdade e aqueles condenados sem o trânsito em julgado na sentença.

Para que uma seção de votação seja instalada nos presídios, é necessário um número mínimo de votantes aptos. Esse levantamento é realizado pela SAP e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP), que computam o número de presos interessados em votar e que preenchem os requisitos.

Mesmo enquadrando-se às regras, os detentos podem optar por não votar, já que para registrar o voto é preciso transferir seu título de eleitor para a seção especial que será instalada no presídio, entre outros procedimentos, segundo a SAP.

 

 

Fonte: G1

Sair da versão mobile