21 de novembro de 2019

Departamento de Controle de Vetores de Adamantina Participa de Seminário de Vigilância e Controle da Raiva

Departamento de Controle de Vetores de Adamantina Participa de Seminário de Vigilância e Controle da Raiva
Foto - Departamento de Controle de Vetores de Adamantina participam do 12º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva.

Francine de Brito Alves, Coordenadora do Departamento de Controle de Vetores de Adamantina

Profissionais do Departamento de Controle de Vetores de Adamantina estiveram no 12º Seminário de Vigilância e Controle da Raiva. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Pasteur e aconteceu entre os dias cinco e sete de novembro no município de Águas de Lindóia/SP. O objetivo do seminário é a capacitação dos trabalhos de operacionalização e monitoramento do vírus da raiva.

Durante o Evento, o representante do Grupo Técnico da Raiva do Ministério da Saúde, Alexander Vargas, afirmou em plenária que a vacina antirrábica não foi produzida em quantidade necessária para atender a todos os Estados do País. Alexander afirmou também que, de forma emergencial realizou uma análise de risco, priorizando os municípios no Brasil que tiveram casos positivos.

O Ministério da Saúde tem a responsabilidade de realizar o repasse das vacinas para os estados e estes para os municípios, não sendo obrigação dos secretários municipais, nem do Chefe do Executivo a responsabilidade pela compra dessas vacinas.

O Estado de São Paulo diminuiu consideravelmente os números de casos de raiva canina nos últimos anos, bem como o município de Adamantina, portanto não são vistos como prioritário para a distribuição das doses diante dessa situação emergencial. Alexander Vargas afirmou ainda que a reposição das vacinas não será no ano de 2019, sendo prevista sua normalização apenas para agosto ou setembro de 2020.

Diante disso a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Controle de Vetores, recomenda a população um cuidado redobrado ao entrar em contato físico com animais desconhecidos ou atropelados, a fim de evitar mordeduras que possam levar a contaminação pelo vírus da raiva. Se encontrado animal ou morcego positivos para Raiva, a Secretaria de Estado da Saúde realizará um bloqueio vacinal nos Municípios que apresentarem casos.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Ludhmila Jorge

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês