20 de dezembro de 2019

Departamento de Água e Esgoto flagra fraudes com o uso de arame em hidrômetros de residências em Pacaembu

Departamento de Água e Esgoto flagra fraudes com o uso de arame em hidrômetros de residências em Pacaembu
DAE constatou fraudes em hidrômetros de residências em Pacaembu — Foto: Prefeitura.

Segundo a Prefeitura informou nesta quinta-feira (19), as polícias Civil e Militar foram acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização de perícia nos equipamentos

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) da Prefeitura de Pacaembu (SP) flagrou dois casos de uso de arame nos hidrômetros de residências com o objetivo de burlar o registro do consumo de água pelos imóveis.

Segundo a Prefeitura informou na tarde desta quinta-feira (19), as polícias Civil e Militar foram acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização de perícia nos hidrômetros retirados das casas.

O diretor do DAE, Marcos Alves, explicou que a ação visa a parar o giro do equipamento, responsável por registrar o consumo de água, e assim burlar a leitura que gera o valor da cobrança.

Esta prática, segundo a Assessoria Jurídica da Prefeitura de Pacaembu, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal como furto.

Além disso, o departamento tem autoridade de aplicar multa ao autor responsabilizado pela fraude por meio de auto de infração com a descrição de interferência na computação do consumo de água através de danificação do hidrômetro com um ferro. O valor previsto é de 20% do salário mínimo na primeira incidência.

Em todos os casos flagrados pelo DAE, as polícias Civil e Militar são acionadas para o registro de Boletim de Ocorrência e a realização da perícia técnica nos hidrômetros retirados.

“Continuaremos com esse trabalho de averiguação de possíveis novas fraudes e com certeza tomaremos as providências cabíveis”, afirmou Alves.

Ainda segunda a Prefeitura, o mesmo tipo de prática já havia sido constatado pelo DAE em outubro passado.

G1 Presidente Prudente

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês