23 de julho de 2021

Delegado Geral da Polícia Civil de SP faz elogio oficial a policiais da Seccional de Adamantina

Delegado Geral da Polícia Civil de SP faz elogio oficial a policiais da Seccional de Adamantina
Policias atuaram contra organização criminosa que fraudava instalação de 4º eixo em semirreboques.

Por meio da Portaria DGP–30, de 21 de julho de 2021 (íntegra abaixo), publicada na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, concedeu elogio oficial policiais civis de Adamantina e região pela atuação na Operação Quarto Eixo (ou Operação Transformers), cujo trabalho investigativo foi realizado por policiais civis da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina (DEINTER 8 – Presidente Prudente).

 

Com o apoio do Ministério Público, a operação iniciada em abril de 2019 foi estruturada contra a atuação de organização criminosa e de seus integrantes, em fraudes consistentes na instalação de 4º eixo em semirreboques, visando proporcionar maior capacidade de carga a ser transportada. A primeira fase da operação, com mandados de buscas e apreensões, foi em novembro do ano passado e a segunda fase em fevereiro deste ano.

 

Policiais homenageados

Pela Portaria do delegado geral são reconhecidas a atuação de dois delegados, dois escrivães e cinco investigadores que atuaram diretamente na operação. Entre os nove homenageados, quatro são de Adamantina, entre eles a delegada assistente da Seccional de Adamantina,  Laiza Fernanda Rigatto Andrade, o escrivão Daniel Aguiar de Souza e os investigadores Alexandre Húngaro Silva e Diego Alves Vilela (este recentemente transferido a Presidente Prudente.

 

Ainda são listados na homenagem o delegado Everson Aparecido Contelli, o escrivão Rubens Celestino e os investigadores Bruno de Almeida Baracci, Jefferson Richard Modesto Barcello e José Henrique Galheiro Silvério.

 

Trata-se da maior honraria concedida no âmbito da Polícia Civil paulista ao seu efetivo, pelo desempenho profissional. A Portaria determina que a concessão seja consignada no registro funcional dos servidores, para todos os efeitos legais.

 

A motivação ao reconhecimento

O texto da Portaria do delegado geral descreve a regulamentação para concessão do reconhecimento e cita as motivações que embasam a decisão. As motivações estão agrupadas em cinco considerações.

 

Na primeira delas considera que “é dever da administração pública, pelos poderes hierárquico e disciplinar, fiscalizar a execução dos serviços que lhe são afetos e, quando for o caso, também enaltecer os atos funcionais que, por sua relevância para a Instituição e para a coletividade, mereçam reconhecimento geral”.

 

Em seguida, considera o “eficiente trabalho investigativo realizado por policiais civis da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina (DEINTER 8 – Presidente Prudente), os quais, durante operação denominada “Transformers”, identificaram e prenderam integrantes de organização criminosa articulada para fraudar documentos públicos, a fim de modificar a estrutura de semirreboques, inserindo ilegalmente o 4º eixo nos veículos, visando ao aumento da capacidade de transporte de cargas”.

 

Depois, o texto aponta o “ininterrupto e brilhante trabalho técnico desenvolvido pela equipe de policiais civis que além da prisão dos indivíduos envolvidos na prática delitiva, ainda elucidaram o envolvimento de servidores públicos cooptados para realizar alterações nos sistemas oficiais, incluindo o eixo irregular junto às Ciretrans”.

 

Na sequência, considera “que a bem sucedida ação dos policiais foi objeto de reconhecimento e elogio por dois Promotores de Justiça, oficiantes junto à Promotoria de Justiça de Pacaembu”. E, por fim, menciona a “ampla divulgação na imprensa, o que elevou a credibilidade e enalteceu a imagem da Polícia Civil do Estado de São Paulo”.

Tttpng162706783660fb15bc9219b

Fonte: Siga Mais

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês