Delegada Laíza Rigatto fica em primeiro lugar por SP para cursar mestrado em programa do MJSP
Delegada adamantinense ficou em primeiro lugar entre os concorrentes do Estado de São Paulo.
A Polícia Civil de São Paulo, representada pela delegada de polícia Laíza Fernanda Rigatto – que integra o quadro da Delegacia Seccional da Polícia Civil de Adamantina – participará de pesquisa multidisciplinar no âmbito de direitos humanos, em programa de capacitação realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), via Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O mestrado acadêmico será realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Promovida pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Senasp, a capacitação é voltada para os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), notadamente aos integrantes das Polícias Militares/Brigada Militar, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros Militares, Institutos de Perícias estaduais/distrital, Polícia Penal estadual/distrital e Guardas Municipais das capitais.
O programa propõe aprimorar a qualificação profissional e acadêmica ao exercício da segurança junto aos cidadãos em nível nacional. No processo seletivo participaram representantes das forças de segurança de todo o Brasil, ficando a delegada adamantinense em primeiro lugar entre os concorrentes do Estado de São Paulo.
A delegada Laíza Rigatto tem papel relevante na militância junto à defesa dos direitos humanos, atuando como professora na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo (Acadepol). Recentemente, em parceria com as delegadas de polícia Ana Paula Sabariego Batista e Fernanda dos Santos Ueda, publicou na Revista Brasileira de Ciências Policiais (RBCP) o artigo “Nome social: o princípio da dignidade da pessoa transgênero e seus reflexos no inquérito policial”.
Fortalecimento das políticas de segurança pública
De acordo com o MJSP, a iniciativa busca o fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas Públicas por meio desta ação da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).
Com a oferta deste curso de pós-graduação stricto sensu, o MJSP fomenta a formação de mestres em segurança pública com capacidade dinâmica de compreensão e integração de saberes, contribuindo para a produção, disseminação e aplicação de conhecimentos para o fortalecimento das políticas de segurança pública.
Para participar os profissionais foram indicados pelas secretarias de segurança pública, e concorreram conforme os parâmetros do edital de seleção do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) em atenção ao Termo de Execução Descentralizada n° 004/2023, firmada entre o MJSP e a instituição de ensino.
Fonte: Siga Mais