16 de novembro de 2019

Dá para viver sem Deus neste mundo?

Dá para viver sem Deus neste mundo?

Onde é o lugar de Deus no mundo? Para quê precisamos Dele? Dá para viver sem Deus neste mundo? Como juntar Deus a este mundo? Essas perguntas são importantes, mas nós temos que perceber que o mundo também funciona sem a hipótese Deus. Porém, quando pensamos na relação do mundo com Deus, descobrimos que a fé em Deus é uma ajuda grandiosa para uma convivência mais humana.

Se não existe Deus, ao qual todas as pessoas podem se sentir vinculadas, só vai restar o direito do mais forte, e isto com certeza não é nenhuma bênção para a humanidade nem para a convivência. Poderíamos fazer a seguinte afirmativa: para que as pessoas se tratem mutuamente com humanidade, há necessidade de Deus, mas Deus não se deixa usar, nem mesmo para uma convivência salutar. Ele é aquele que cede tudo, Ele força as pessoas a tomarem consciência de seus limites e só nessa consciência o ser humano vai viver de acordo com sua natureza. Quando a pessoa não acredita em Deus, é tentada a transformar-se ela mesma em Deus.

A bíblia descreve a primeira tentação do ser humano, exatamente assim. Qual foi a primeira tentação do ser humano, de Adão e Eva? Ser igual a Deus. É uma humilhação para a sua grandiosa autoimagem, quando depende de alguém maior. Mas só quando a pessoa olha para algo maior vai viver bem e dignamente e permitirá que as outras pessoas também vivam assim. Quando não reconhece um Deus acima dela, a pessoa tende a procurar outros “deuses”, como o dinheiro, o poder, o sexo, o sucesso… Mas esses deuses não fazem bem ao ser humano. Eles o escravizam.

A fé em Deus é, por isso, a garantia de liberdade. A bíblia descreve nos primeiros capítulos do Genesis: como se parece o mundo quando as pessoas se fazem como deuses! Há mortes e assassinatos. Entre aqueles que queriam construir uma torre até o céu, só houve discórdia em Babel.

Para a bíblia, a fé em Deus é a condição do ser humano poder sobreviver bem com as outras pessoas e segundo sua natureza. E isso não é nenhuma concepção ingênua. Exatamente por que também as pessoas que acreditam em Deus matam as outras e procedem injustamente. Os profetas têm de alertar sempre para que as pessoas se respeitem, tratem as outras com retidão e se amem. Por isso, leitor, a noção Deus no mundo irá nos ajudar e nos inspirar a viver de forma mais humana e mais pacífica.

 

Padre Ezequiel Dal Pozzo é sacerdote da Diocese de Caxias do Sul (RS). Cantor, escritor e compositor, lidera o “Projeto Despertai para o Amor”, de evangelização através da música e dos meios de comunicação.

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês