Em 2 de setembro, os estudantes dos cursos de História e Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina receberão a palestra “Direitos da Mulher: Avanços e Retrocessos”, a ser ministrada pela delegada Laíza Rigatto, da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina.
Realizada com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), a atividade ocorrerá às 19h30, no Laboratório de Práticas Pedagógicas, localizado no Bloco IV do Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).
Fundamentada na resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, a palestra integra o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) das licenciaturas coordenadas pela Prof.ª Dra. Alessandra dos Santos.
“Esta resolução observa que é responsabilidade das instituições de ensino atender à Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social”, explica.
Conforme conta, a palestra também se soma ao conjunto de formações eletivas deste semestre que objetivam trazer uma maior amplitude de atividades, com estímulo ao desenvolvimento reflexivo e crítico dos estudantes de licenciatura.
Sobre a palestra
De acordo com a docente, a palestra trará um cenário mais geral, por meio da indicação dos avanços legais em território nacional e, em seguida, abordará um aspecto local, que se articula com a situação atual da mulher.
“A área da educação envolve um espaço privilegiado de discussão de temas transversais trabalhados por todos os cursos de licenciatura, colocando em análise a situação da mulher na realidade social atual. É de se notar que só recentemente a mulher assumiu papéis que antes apenas homens podiam assumir. Esse cenário desafiador tem trazido mudanças impactantes nas relações e a sociedade ainda tem tido dificuldades em relação à preservação da dignidade humana da mulher”, ressalta.
Haverá certificação de participação aos estudantes de História e Pedagogia.
“Este evento mais que necessário oferece um espaço de discussão e reflexão para que os futuros educadores possam se capacitar para o relacionamento respeitoso e digno com outro ser humano, o qual será sempre o foco central de seu trabalho enquanto professor”, finaliza a coordenadora.
Minicurrículo da palestrante
Laíza Rigatto é delegada de Polícia desde 2007 na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Foi Delegada Titular das Delegacias de Defesa da Mulher de Presidente Epitácio e Osvaldo Cruz, de 2009 a 2014. Na Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina atua desde 2014 na assistência. É professora desde 2019 da Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo da disciplina de Criminologia, Sistema de Justiça sob a ótica de Gênero e Orientação Sexual, Direito Administrativo Disciplinar e Feminicídio. É mestranda em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Por Priscila Caldeira