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Cursos de Direito e Psicologia participam de palestra sobre violência doméstica e familiar

O encontro teve como objetivo revelar, por meio de dados científicos, a importância da participação universitária nos grupos reflexivos relacionados com a violência familiar

Na última segunda-feira, 30 de setembro, os alunos e professores dos cursos de Direito e de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina participaram de uma palestra sobre o tema “Todos por elas: descortinando os grupos reflexivos de autores de violência doméstica e familiar contra mulheres”, realizada no Auditório Miguel Reale.

A palestra foi ministrada pela Prof.ª Dra. Artenira Silva, psicóloga, mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará e pós-doutora em Psicologia e Educação pela Universidade do Porto/Portugal.

O encontro teve como principal objetivo revelar, por meio de dados científicos, a importância da participação universitária nos grupos reflexivos relacionados com a violência familiar, tanto para a formação acadêmica dos estudantes, quanto para os resultados das atividades voltadas à proteção dos direitos humanos na busca pelo fim do ciclo da violência doméstica e familiar.

Em Adamantina, encontra-se em fase de estruturação o projeto “Grupos reflexivos de autores de violência doméstica e familiar contra a mulher”, organizado pela Juíza de Direito, Dra. Ruth Duarte Menegatti, que participou do evento e registrou os benefícios dos grupos reflexivos para as relações familiares e para toda a sociedade.

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Adamantina, e da Secretaria de Assistência Social do município, bem como instituições parceiras do projeto, também estiveram presentes na palestra.

Segundo os organizadores, no âmbito da FAI, o próximo passo é formar um grupo de alunos dos cursos de Direito e de Psicologia para atuar no projeto de forma compatível com as grades curriculares dos cursos de graduação, sob a supervisão de docentes que buscarão formas de institucionalizar a participação acadêmica nas ações que indiscutivelmente contribuem para relações humanas e sociais mais harmônicas e pacíficas.

 

Por Jéssica Nakadaira

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