19 de novembro de 2019

Curso de Pedagogia da Unifai encerra XI Mostra de Materiais Pedagógicos

Curso de Pedagogia da Unifai encerra XI Mostra de Materiais Pedagógicos
Legenda: Alunas do 6º termo de Pedagogia durante a Mostra - Foto - Arquivo pessoal.

Evento, integrante do calendário de atividades da instituição, visa apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da licenciatura

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promoveu de 5 a 9 de novembro a XI Mostra de Materiais Pedagógicos, no Câmpus I. O evento, que já faz parte do calendário de atividades da instituição, tem por objetivo expor o desenvolvimento e a adaptação de materiais produzidos pelos universitários por meio de pesquisa e que prometem auxiliar a aprendizagem de alunos em idade de alfabetização em sala de aula.

A Mostra apresentou materiais desenvolvidos a partir de três áreas temáticas da Pedagogia: “Educação Especial – Recursos Pedagógicos Adaptados”, “Alfabetização: Projetos-Pedagógicos Interdisciplinares” e “Arte e Educação”.

A proposta do evento é de apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Pedagogia. “A integração entre a teoria e a prática é exigência do processo de formação do pedagogo, daí a necessidade do fazer concreto, orientado pelo saber teórico, possa integrar e consolidar a formação do futuro profissional”, explicou a Profa. Ma. Siomara Augusta Ladeia Marinho, coordenadora do curso de Pedagogia e responsável pela Mostra.

As alunas Adriana Aparecida Coutinho e Giovanna Mendes Gatti, do 6º termo do curso, resolveram customizar um frigobar colocando em seu interior produtos recicláveis para ensinar as crianças com necessidades especiais. “Amamos fazer esse projeto. O sentimento de ver o produto finalizado foi gratificante”, destacou Adriana.

As acadêmicas do 4º termo Maria Camila Bassan e Nayla Maria de Souza Costa confeccionaram uma tela utilizando a técnica do mosaico de cascas de ovos que chamou bastante a atenção dos visitantes. “Precisamos estar sempre em contato com o novo, aprendendo novas técnicas para trabalhar em sala com os alunos. O resultado ficou maravilhoso”, completou Maria Camila.

As alunas Josimar Michelle Costa dos Santos e Cássia Odete Tenório Fagundes trabalharam a questão da proteção ambiental, trazendo para exposição o poço caipira. “Nossa intenção foi de mostrar às crianças o Poço Caipira, método mais usado no meio rural visando a captação de água do lençol freático já que a camada impermeável não é perfurada”, explicou Cássia.

Todos os materiais da Mostra serão doados. “Fazemos questão de expor esses materiais confeccionados pelos alunos do curso de Pedagogia, pois com eles tornamos mais significativa a aprendizagem das crianças. Agradeço aos alunos de Pedagogia pela dedicação e empenho”, finalizou a professora Siomara.

 

Por Siomara Augusta Ladeia Marinho – Revisado por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia