Na última quinta-feira, dia 17 de outubro, a EMEF Prof. Carlos Bueno de Lucélia, em parceria com o curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina, realizou a 2ª Ecotrilha.
Em comemoração ao Dia das Crianças, o evento aconteceu na Fazenda Jacutinga, envolvendo aproximadamente 300 pessoas, entre alunos e equipes da escola e das APAEs (Associação dos Pais e Alunos dos Excepcionais) de Lucélia e Adamantina.
O principal objetivo foi promover a interação, inclusão, educação ambiental e estimular a prática de atividades físicas ao ar livre com muita diversão.
A coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi, ressalta que o convite às APAEs foi com o intuito de que os alunos fossem os monitores das crianças menores, promovendo assim, a inclusão de maneira adequada e real.
Para Luiz Francisco Carvalho Rosembaum, formando de bacharelado, participar da ação foi gratificante. “Ter o contato com as crianças mostrou mais ainda o quão bom é estar na área da Educação Física e poder ter essa vivência de professor/monitor. Iniciativas assim beneficiam a todos, tanto as crianças, por terem um dia fora da rotina, quanto aos graduandos, que conseguem ter uma experiência prática para que no futuro se envolvam com mais ações e projetos do mesmo gênero”, diz.
“Foi uma experiência maravilhosa! Eu participei no ano passado, mas apenas como monitor. Neste ano, fui ativo desde a elaboração das atividades da trilha até durante o dia do evento, auxiliando e monitorando. Ver o sorriso no rosto das crianças não tem preço”, destaca Raphael Martinez Tortola, formando de licenciatura.
“Agradecemos à coordenadora do curso de Educação Física da FAI, Prof.ª Dra. Gabriela Galucci Toloi e aos alunos do curso por serem nossos parceiros e terem a iniciativa de convidar os alunos das APAEs. Foi um dia incrível, de muita diversão e socialização”, ressalta a diretora da EMEF Prof. Carlos Bueno, Márcia Janegitz.
Por Jéssica Nakadaira