15 de março de 2019

Curso de Direito recebe palestra sobre funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania

Curso de Direito recebe palestra sobre funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania
tividade de extensão visou preparar os discentes para iniciar a participação nas audiências

No último dia 12, os alunos do 7º termo do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) receberam palestra sobre o funcionamento e a importância do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), proferida pela juíza de Direito e diretora do Fórum da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, no Câmpus II.

O objetivo foi preparar os discentes para iniciar a participação nas audiências do CEJUSC. A magistrada, lembrando o princípio constitucional do acesso à justiça e os desafios da jurisdição na atualidade, explicou para os alunos a importância das formas alternativas de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação.

O CEJUSC foi implantado em Adamantina em 2015 e a UniFAI mantém convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, permitindo que os alunos dos 7º e 9º termos do curso de Direito participem das audiências como complementação da prática jurídica.

“A juíza realizou uma dinâmica com os discentes, apresentando situações de conflitos comuns na sociedade para que os alunos pudessem participar, opinando sobre os elementos essenciais para a formulação da causa de pedir em análise”, detalhou a coordenadora de projetos de Extensão na área de Humanas da UniFAI, Prof.ª Dra. Fernanda Stefani Butarelo.

A juíza ressaltou a ética que deve existir em todos os atendimentos realizados, lembrando que quando as pessoas procuram uma solução jurídica para um conflito, seja qual for, é porque enfrentam uma situação difícil, merecendo respeito e apoio do profissional da área jurídica. A magistrada também solucionou dúvidas dos alunos quanto à carreira da Magistratura, à importância da prática jurídica e à disciplina nos estudos.

A palestra é uma atividade de extensão do curso de Direito e contou com a participação da Profª Drª Fernanda Stefani Butarelo, coordenadora de projetos de extensão na área de humanas da UniFAI e da Profª Me. Mariângela Conceição Vicente Bergamini de Castro, responsável pelas atividades dos alunos de Direito junto ao CEJUSC. A atividade contou com o incentivo e apoio do coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Igor Terraz Pinto.

A professora Fernanda explicou que a parceria entre a UniFAI e o CEJUSC é “muito importante” para a formação jurídica dos alunos do curso de Direito.

“Os alunos têm a oportunidade de vivenciar as práticas de conciliação e mediação, participando do atendimento à comunidade. Agradecemos a todos os representantes do Poder Judiciário local pela parceria e ressaltamos a importância da palestra ministrada pela doutora Ruth Duarte Menegatti, pois a sua experiência na Magistratura e a sua atenção especial com os alunos certamente contribuem para a formação acadêmica”, afirmou.

Estiveram presentes o Prof. Me. Mauri Buzinaro e Milena Morita Mantovani, que atua no CEJUSC organizando as atividades com os alunos da UniFAI.

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia