15 de fevereiro de 2022

Curso de Agronomia promove Aula Magna

Curso de Agronomia promove Aula Magna
Evento contou com a participação do engenheiro agrônomo Prof. Me. Paulo Sérgio Martins, da CATI Regional Dracena

Na semana passada, ocorreram diversas atividades no Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) neste reinício de atividades acadêmicas para alunos(as) e professores(as) e apoio dos(as) funcionários(as).

Neste contexto, deve-se registrar que, entre as muitas ações desenvolvidas nesta semana pedagógica de recepção em especial para os(as) calouros(as) das graduações, também, realizou-se uma Aula Magna no curso de Agronomia.

Contexto familiar

Buscando inserir os(as) calouros(as) de acordo com a proposta acadêmica desenvolvida pelo curso, a coordenação agendou um diálogo por meio da realização de uma Aula Magna.

Tal encontro ocorreu no dia 10 de fevereiro e contou com a participação do engenheiro agrônomo Prof. Me. Paulo Sérgio Martins, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Dracena, ainda, apresentando para os(as) acadêmicos(as) o tema, a saber: “A importância do Engenheiro Agrônomo no Contexto da Agricultura Familiar”.

De acordo com o Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, coordenador do curso de Agronomia, a proposta atendeu os objetivos, tendo em vista que, “na oportunidade, o palestrante discorreu sobre os diversos aspectos da Agricultura familiar, nos níveis federal, estadual e regional e sua importância na produção dos alimentos no Brasil”.

Tecnologias e profissionalização

Portanto, a participação do engenheiro agrônomo Paulo Sérgio veio de encontro com as necessidades que envolvem as atividades desenvolvidas na área agrícola, bem como, ressaltou os problemas dos pequenos produtores quanto à utilização das denominadas tecnologias, pois elas não estão acessíveis para eles.

Neste cenário, a importância do profissional que está atuando na área da Agronomia por meio da Extensão Rural, deve promover a utilização das técnicas, práticas e ações, buscando a promoção constante visando ao aumento da produtividade.

Os aspectos econômico, social e ambiental devem atender à demanda da sustentabilidade, desta forma, a proposta desta Aula Magna ministrada pelo engenheiro agrônomo Martins, atendeu as expectativas dos(as) discentes em geral do curso, ou seja, calouros(as) e veteranos(as).

Na perspectiva acadêmica do professor Cavichioli, deve-se considerar que, “com isso, os alunos puderam perceber a importância do curso por eles escolhido e a sua inserção no mercado de trabalho”.

Aula Magna_agronomia (1)Aula Magna_agronomia (2)

Por Sérgio Barbosa / UniFAI

Compartilhe esta notícia