29 de setembro de 2020

Crianças escrevem cartas solidárias para incentivar profissionais considerados essenciais durante a pandemia da Covid-19

Crianças escrevem cartas solidárias para incentivar profissionais considerados essenciais durante a pandemia da Covid-19

Alunos de uma escola particular de Presidente Prudente (SP) estão escrevendo cartas solidárias para incentivar pessoas que estão atuando em posições essenciais, como policiais, coletores encarregados pela limpeza pública urbana e funcionários de um supermercado, durante a pandemia do novo coronavírus.

As cartas, escritas de próprio punho pelos estudantes, levam palavras de encorajamento, solidariedade, amor, fé e incentivo para que os profissionais sintam-se acolhidos, em um momento de dedicação ao trabalho e de cuidados com a comunidade.

De acordo com a professora Maria Helena de Castro Santos, uma das responsáveis pelo projeto, os profissionais da área da saúde, em especial os médicos, são sempre os mais lembrados por atuarem na chamada linha de frente.

“Por isso, resolvemos dedicar nossas cartas para outras áreas sem as quais o isolamento social não teria sido possível, afinal, ainda que confinados, precisamos de limpeza, segurança e abastecimento de nossas casas”, explica a coordenadora pedagógica Antonielle Silva de Magalhães Correa, que divide a responsabilidade da atividade com Maria Helena.

Assim, ficou determinado que os alunos do 3º ano do ensino fundamental escrevessem aos coletores encarregados pela limpeza pública urbana da cidade e os alunos do 4º ano ficaram atribuídos de mandarem mensagens aos policiais civis e militares. Já os alunos do 5º ano endereçaram suas cartas aos funcionários de um supermercado local.

Segundo a professora Maria Helena, comunicando-se por meio da escrita de cartas, os alunos se tornam sujeitos da construção do seu conhecimento, sendo agentes de transformação social na comunidade.

“Além disso, trabalhar nas crianças o sentimento de empatia, solidariedade, respeito e gratidão faz com que esse projeto tome uma proporção muito maior”, afirma.

Whatsapp Image 2020 09 28 At 15.19.49Whatsapp Image 2020 09 28 At 16.56.59Whatsapp Image 2020 09 28 At 16.57.00Whatsapp Image 2020 09 28 At 16.57.03

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia