Uma criança com pouco mais de um ano foi picada por escorpião na manhã desta quinta-feira (25) na Escola Municipal de Ensino Infantil “EMEI Cecília Meireles”, em Adamantina. A unidade de ensino fica localizada na Rua José Vicente, próxima ao CIS (Centro Integrado de Saúde). O caso foi relatado ao SIGA MAIS nesta sexta-feira (26). Consultado pela reportagem, o secretário municipal de educação, Osvaldo José, confirmou o ocorrido.
Conforme o gestor municipal, após a equipe escolar constatar o fato, comunicou os pais da criança e promoveu seu atendimento, sendo encaminhada ao pronto-socorro da Santa Casa local onde recebeu os cuidados de saúde Ele disse que a criança permaneceu hospitalizada, em observação e sem complicações, obtendo alta nesta sexta-feira. Ainda de acordo com Osvaldo José, desde o ocorrido tem sido mantido contato permanente entre os pais e os profissionais da educação.
Local foi dedetizado em julho
O secretário de educação destacou que as creches municipais são dedetizadas, preventivamente, duas vezes ao ano, e a mais recente operação, nesse sentido, foi realizada em julho passado, durante o período de recesso.
Ele determinou uma nova dedetização na “EMEI Cecília Meireles”, que vai ser realizada no final da tarde desta sexta-feira, após o encerramento das atividades. O espaço também passou por uma varredura, depois do ocorrido ontem.
O atendimento na unidade de ensino não foi prejudicado e as atividades transcorreram normalmente, ontem e hoje, sendo retomadas na segunda-feira.
Saiba mais sobre escorpiões
Os escorpiões têm hábitos noturnos. No ambiente urbano esses animais procuram se esconder em vãos, frestas, buracos, em meio a entulhos, entre outros. As medidas de controle e manejo no meio urbano baseiam-se na retirada e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à sua permanência e proliferação, como a vedação de uma frestas em parede na residência, a retirada de entulhos de construção entre outros.
Em caso de acidente
Após a picada de um escorpião o veneno provoca uma estimulação de terminações nervosas sensitivas o que determina o aparecimento de dor intensa, edema e vermelhidão.
Caso ocorra um acidente com picada de escorpião a orientação é lavar a região com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima para ser feita uma avaliação médica do acidentado e para que seja oferecido um tratamento de acordo com o protocolo de atenção ao acidentado por escorpião.
Para saber mais, acesse aqui as orientações do Ministério da Saúde.
Fonte: Siga Mais