30 de maio de 2023

Criança de 3 anos é diagnosticada com leishmaniose visceral em Tupã

Criança de 3 anos é diagnosticada com leishmaniose visceral em Tupã
A criança já foi transferida para Marília, cidade referência em tratamentos pediátricos para a leishmaniose visceral

Foi confirmado um caso de leishmaniose visceral em uma criança de três anos, moradora do Jardim Itaipu, em Tupã, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

A paciente apresentou sintomas como febre prolongada, fraqueza, falta de apetite e perda de peso, e após encaminhamento para a Santa Casa de Misericórdia de Tupã, foi diagnosticada com a doença através de um teste rápido realizado pelo Laboratório Municipal. A criança já foi transferida para Marília, cidade referência em tratamentos pediátricos para a leishmaniose visceral, onde está recebendo o devido tratamento e seu quadro clínico é considerado estável.

Embora a paciente tenha vindo do Maranhão há pelo menos quatro meses, o caso é considerado autóctone, ou seja, contraído na área de residência, pois a criança está no município há mais de um mês. A leishmaniose visceral é uma doença prevalente em regiões quentes do Brasil, principalmente em áreas rurais, mas que vem se disseminando cada vez mais em áreas urbanas na última década.

A doença é causada pelo protozoário Leishmania e pode ser transmitida por diferentes espécies de mosquitos. Entre os sintomas mais comuns estão febre, emagrecimento, fraqueza muscular, feridas na pele e anemia. O tratamento é feito com medicação específica e deve ser acompanhado por um médico, já que a doença pode ter complicações graves.

 

Fonte: Guia Online Parapuã

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês