6 de outubro de 2022

Crea-SP fiscaliza empresas e postos de combustíveis em Parapuã e cidades da região

Crea-SP fiscaliza empresas e postos de combustíveis em Parapuã e cidades da região
Ao todo, 16 municípios serão contemplados pela operação.

Entre os dias 3 e 7 de outubro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza força-tarefa de fiscalização nas regiões de Osvaldo Cruz e Tupã. Ao todo, 16 municípios serão contemplados pela ação de caráter orientativo e preventivo, que visa assegurar a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho para garantir a segurança da população.

Estão previstas cerca de 150 diligências nas cidades de Osvaldo Cruz, Inúbia Paulista, Parapuã, Sagres, Salmourão, Tupã, Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Quatá, Queiroz, Rinópolis, Lucélia, Mariápolis e Pracinha, que, juntas, somam mais de 217 mil habitantes. Nesta operação, agentes fiscais identificados atuam na fiscalização de empresas e postos de combustíveis para identificação de profissionais devidamente habilitados como responsáveis técnicos, além de verificarem denúncias recebidas pelo Conselho.

“Nosso papel é em defesa da sociedade, atuando contra leigos, pessoas jurídicas que exploram os serviços de engenharia e agronomia sem responsável técnico legalmente habilitado e também contra maus profissionais”, destaca o Eng. Ricardo Cury, chefe da unidade do Crea-SP na região.

Balanço de fiscalizações 

Foram 292.257 operações nos últimos oito meses, um novo recorde que ultrapassou o total alcançado em 2021, de 291.234 ações.  De 2015 a 2021, por exemplo, as operações aumentaram cerca de 900%, culminando no número histórico do ano passado.  Para 2022, a meta é chegar a 400 mil ações.

Denúncia  

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: [email protected].

São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.

Sobre o Crea-SP

Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

 

Fonte: Guia Online Parapuã

Compartilhe esta notícia