21 de setembro de 2020

Covid-19: Doria promete vacinar toda população de SP até fevereiro

Covid-19: Doria promete vacinar toda população de SP até fevereiro
CoronaVac está na última fase de testes e será apresentada à Anvisa em outubro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta segunda-feira, 21, que toda a população de São Paulo será vacinada contra a covid-19 até fevereiro de 2021.

“Aos brasileiros de São Paulo, garanto que teremos a vacina para atender a totalidade da população já no final deste ano e ao longo dos dois primeiros meses de 2021. Temos que, evidentemente, terminar esta terceira fase de testagem e esperamos que tudo ocorra bem”, disse o governador em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

No domingo, Doria já havia anunciado para outubro a chegada das primeiras 5 milhões de doses da CoronaVac, vindas prontas da China. Até o fim de 2020, a previsão é que o estado receba ao todo 46 milhões de unidades da vacina.

Segundo o IBGE, o estado de São Paulo possui 44 milhões de habitantes. As doses, então, dariam apenas para vacinar uma vez cada habitante.

Embora o governador não tenha dado detalhes de como vai funcionar a vacinação, é possível que a segunda dose de reforço seja feita com a vacina já produzida e envasada pelo Instituto Butantan.

O acordo com o laboratório chinês Sinovac prevê a transferência de tecnologia para São Paulo, o que possibilitará que 120 milhões de doses da vacina CoronaVac seja produzida internamente.

Vacina em fase final de testes

No dia 10 deste mês, o secretário estadual de Saúde, o infectologista  Jean Gorenstein, disse que a previsão era apresentar os estudo com a CoronaVac à Anvisa em outubro para que ela possa ser chancelada para uso.

com a aprovação da Anvisa e dos órgãos regulares, o cronograma prevê início da vacinação em dezembro deste ano.

Crédito: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês