26 de outubro de 2022

Congressos Científicos 2022 da UniFAI debatem sobre Evidências Científicas na Prática Profissional

Congressos Científicos 2022 da UniFAI debatem sobre Evidências Científicas na Prática Profissional
Programação do XVI CIC, XV CIC Júnior e XII CPC se estende até o dia 27; na tarde e noite desta terça ocorre a VII Jornada de Lançamento de Foguetes

A edição 2022 dos Congressos Científicos do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) iniciou com brilhantismo no Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e pelo Youtube da instituição (UniFAI Adamantina) nesta segunda-feira, 24. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), o Novo CIC 2022 registra 400 trabalhos e 1,4 mil autores provenientes de 15 estados brasileiros.

Cerca de 400 pessoas acompanharam a solenidade de abertura do Novo CIC UniFAI do auditório Miguel Reale, a partir das 19h30, e por volta de 100 por meio das telas e telão alocados do lado externo ao anfiteatro. Até o fim da manhã desta terça-feira, 25, havia 279 visualizações da palestra de abertura no canal institucional.

O Novo CIC UniFAI promoveu a participação remota do cardiologista José Nunes de Alencar Neto, autor do “Manual de Medicina baseada em evidências”, publicado em 2021 pela editora Sanar, e de outros três livros técnicos e diversos artigos em revistas de alto impacto na área de eletrocardiografia e eletrofisiologia.

José de Alencar atua como preceptor da Residência Médica em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) e é médico no Pronto-Socorro do mesmo instituto.

O evento científico promove até esta quinta-feira, 27, apresentações de trabalhos, ciclo de palestras por área de conhecimento, minicursos, mesas-redondas e VII Jornada de Lançamento de Foguetes. Aberta ao público, a programação completa está disponível em fai.com.br/cic2022.

Com o tema “Evidências Científicas na Prática Profissional”, o 16º Congresso de Iniciação Científica de nível universitário (XVI CIC) é destinado a alunos de graduação, o 15º Congresso de Iniciação Científica é direcionado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico (XV CIC Júnior), e a 12ª edição do Congresso de Pesquisa Científica é voltada a graduados, professores e pesquisadores (XII CPC).

 

 

Reformulação

“A PROPPG propôs, para 2022, uma reformulação dos Congressos Científicos da UniFAI e a comunidade acadêmica acolheu a renovação. A ideia era melhorar a qualidade dos trabalhos apresentados, desta vez, contendo obrigatoriamente resultados consistentes. Outra mudança importante, foi a necessidade de aprovação do Comitê de Ética para as pesquisas que envolvessem seres humanos ou animais”, conta o coordenador geral de Pesquisa, Prof. Dr. Paulo Roberto Rocha Júnior.

 

Composição da mesa

Na solenidade de abertura do Novo CIC 2022, o reitor da UniFAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, parabenizou a equipe organizadora e a todos que contribuíram para a organização, e ressaltou a importância da pesquisa para a resolução de problemas da sociedade.

“Para que o país cresça e se desenvolva é fundamental uma pesquisa forte. Um exemplo muito claro foi a pandemia que exigiu esforços da comunidade científica para o desenvolvimento de vacinas. Nunca a pesquisa foi tão referenciada e divulgada. Por isso, a UniFAI busca fortalecer a pesquisa, pois acreditamos que não existe ensino sem pesquisa. A pesquisa qualifica o ensino. É por meio dela que os alunos saem mais preparados para dar resposta à sociedade na velocidade que ela precisa”, afirma.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, agradeceu à reitoria, pró-reitoras de Ensino e Extensão e a todos os membros que compõem a equipe da PROPPG: coordenador geral de Pesquisa, Paulo Roberto Rocha Júnior, coordenador de Comunicação Científica, Guilherme Batista do Nascimento, e secretária Cleia Andrade dos Santos.

“Nossa ideia foi dividir os assuntos voltados aos departamentos. Ontem, na palestra de abertura, contemplamos o departamento de Medicina. Nesta terça será o de Ciências Biológicas e de Saúde. Quarta-feira, o de Humanas e na quinta-feira, as Ciências Exatas e Agrárias”, explica.

As palestras seguidas de mesas-redondas, por área de conhecimento (exatas e agrárias, humanas, biológicas e da saúde), com profissionais renomados, são transmitidas via YouTube da UniFAI Adamantina e telões ao lado do auditório Miguel Reale.

Ciclo de Palestras de Biológicas

As palestras da área de Biológicas e Saúde terão início às 19h30, presencial e on-line pelo Youtube da UniFAI Adamantina, desta terça-feira, 25, com a ministração do Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, farmacêutico formado na UniFAI, doutor e com pós-doutorado em Ciências Biológicas, sobre “A dor como ela é!”.

Na sequência, o médico veterinário Prof. Dr. Pedro Henrique Esteves Trindade, que cursa pós-doutorado na Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), ministrará a respeito da “Inteligência Artificial no diagnóstico da dor em equinos”.

O fisioterapeuta graduado na UniFAI, Prof. Me. Roberto Procópio Pinheiro, doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) irá palestrar sobre o “Modelo biopsicossocial na dor”.

Palestras de Humanas

Os temas apresentados e debatidos na noite desta quarta-feira, 26, serão relacionados à área de Humanidades. Além de presencial, será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da UniFAI.

A abertura das palestras ficará a cargo da jornalista com pós-graduação em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP), Prof.ª Esp. Márcia Molina Fonseca sobre “Mídias digitais e as mudanças no marketing e na comunicação”. A docente trabalha junto à rádio, jornais, revistas e na área de comunicação empresarial. Atualmente é apresentadora na Rádio Cultura FM.

“Direito Digital e Sociedade 4.0: Novas Perspectivas” será o tema apresentado pelo graduado em Direito pela UniFAI, advogado e mestre em Educação, Prof. Me. José Eduardo Lourencini, que também é membro acadêmico associado da Academia Brasileira de Direito Civil.

O publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Prof. Me. Marco Antonio de Souza Filho, irá abordar sobre “A Transformação Digital do Marketing e dos Negócios”.

 

Marco Antonio é mestre em Gestão Competitiva pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e atuou por 10 anos na gestão de marketing e vendas de grandes marcas.

Palestras de Exatas e Agrárias

 

No último dia de Congressos, quinta-feira, 27, o ciclo de palestras será da área de Exatas e Agrárias, que pode ser acompanhada de forma presencial ou pelo Youtube da UniFAI.

Apresentada pelos agrônomos graduados pela UniFAI e sócio-proprietários na empresa WDR Agricultura de Precisão Ltda, Prof. Me. Willian E. Borin e Denins A. Lotti, o tema será sobre a “Correlação da tecnologia e a agricultura no século XXI”.

 

Já a “Agropecuária 4.0” será ministrada pela Prof.ª Ma. Nicole Colucci Tramonte, zootecnista e mestra em Genética Animal pela Unesp.

A palestra sobre “A importância da tecnologia nas rodovias e ferrovias para o Agronegócio” será apresentada por Welber José da Silva Pelarigo, graduado em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas e pós-graduado em desenvolvimento e gerência de softwares e redes de computadores pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O cronograma das apresentações de trabalhos está disponível em unifai.com.br/cic2022/cronograma.php

 

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês