Rádio Life FM

Comunicado do Comitê de Contingenciamento do COVID -19 sobre o dia de Finados

Visitantes deverão usar máscaras de proteção facial

O Comitê Municipal de Contingenciamento do COVID-19 vem a público esclarecer à população Adamantinense que analisou detalhadamente os potenciais riscos de contaminação por ocasião do dia de Finados, em razão do alto índice de aglomeração e necessidade de estrutura adequada no Cemitério local para garantir o distanciamento social com segurança.

Trata-se de feriado religioso de grande relevância e o Comitê não está insensível a esse fato, porém, neste momento é absolutamente fundamental proteger a população Adamantinense, em especial a população mais idosa, portanto mais susceptível ao agravamento da doença em caso de contágio.

O risco de contágio por aglomeração em bebedouros, banheiros públicos, barracas de ambulantes e as longuíssimas filas que poderiam ser geradas no caso de se estabelecer a entrada controlada, é muito elevado. Não convém ao poder público promover medidas que gerem aglomeração e coloquem em risco a população.

Neste sentido, considerando a obrigação do Poder Público de garantir a segurança em saúde, prevenindo potenciais riscos à população, o Comitê, à exemplo de outros municípios da região, decidiu pelo fechamento do cemitério no dia de Finados.

A situação epidemiológica no município está sob controle, mas não há meios de identificar todos os infectados. Há também pessoas que são assintomáticas e continuam transmitindo o vírus. O fechamento do Cemitério no dia de Finados é uma cautela necessária para coibir e prevenir o aumento de casos, protegendo as famílias Adamantinenses.

O Comitê esclarece ainda que continua atento às demandas da população e procura exercer com muita responsabilidade e ponderação a função que lhe foi atribuída em benefício do bem maior – a saúde dos munícipes.

O Cemitério local está aberto para visitação todos os dias da semana no horário das 7 às 17hs.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA

 Jornalista Natacha Dominato

 

Sair da versão mobile