26 de agosto de 2020

Como manter atividade física durante o Isolamento Social?

Como manter atividade física durante o Isolamento Social?
Professora do Curso de Educação Física da UniFAI fala sobre a importância de manter a rotina de treinos

Permanecer em casa, mantendo o isolamento social é importante para evitarmos a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Contudo, a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e uma melhor qualidade de vida. O que fazer diante desta situação, imposta pelo novo normal?

 

Pensando em contribuir com aqueles que já praticavam exercícios e com os que desejam iniciar, a Profa. Ma. Joselene Maria Mangueira Carvalho, coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), trouxe algumas orientações.

 

“Para aqueles que já praticavam atividades física e sabem como fazer exercícios de maneira correta, o ideal é manter uma rotina de prática de exercícios. Ter em mente que ajuda na defesa natural do organismo e promove o bem estar, essencial nesse momento de crise. Para conseguir isso, somente definindo como algo importante e colocando na ‘agenda’ com exclusividade em determinado horário e dia da semana”, destacou.

Segundo a docente, um dos principais fatores que limitam a prática de atividade física, é que por vezes, ela é colocada em segundo plano. “Ainda que seja 30 minutos ou 1 hora, é o momento que você cuidará de um bem muito precioso: você, cuidando de você primeiro, depois, você consegue cuidar de outros. Se coloque como prioridade na sua agenda e cuide-se”, ressaltou.

 

Já aqueles que não praticavam nenhuma atividade, nunca é tarde para iniciar. “Devemos sempre procurar adquirir e manter hábitos saudáveis. O principal cuidado é evitar o excesso. Começar com práticas de intensidade leve a moderada, dependendo das condições de cada pessoa, fazer alongamentos e buscar orientação profissional qualificada para iniciar com segurança e acompanhamento profissional”, explicou.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o melhor é manter uma regularidade de três horas de exercícios semanais, intercalando em dois ou três dias da semana. “É importante deixar o organismo descansar. Hoje temos os treinos de alta intensidade que também possuem comprovação científica de sua eficácia, mas o importante é se manter ativo com regularidade e não ser o atleta de final de semana. A prática regular de atividade física é comprovada cientificamente como um fortalecedor do sistema imunológico. Assim, deve ser mantida e iniciada com intensidade leve a moderada para aqueles que vão começar agora”, finalizou.

 

Em breve estarão disponíveis nas redes sociais da UniFAI alguns vídeos com exemplos de atividades físicas produzidos pelos alunos.

Por Jesana Lima

Compartilhe esta notícia