27 de agosto de 2019

Comitiva centro-americana e equipes técnicas de Adamantina fazem reunião sobre plano de trabalho em conjunto

Comitiva centro-americana e equipes técnicas de Adamantina fazem reunião sobre plano de trabalho em conjunto
Foto - A reunião técnica se deu nas instalações do Câmpus II da UniFAI e contou com a presença do prefeito adamantinense Márcio Cardim (DEM), do reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, além de vereadores, secretários municipais adamantinenses, autoridades centro-americanas, docentes e pesquisadores da UniFAI - Foto - Natacha Dominato.

Parceria elabora um projeto de pesquisa com foco na produção resiliente de alimentos frente à mudança climática, integrante de um programa de cooperação regional entre a União Europeia e a América Latina

A comitiva de prefeitos, pesquisadores e delegados da Comunidade Trinacional Fronteiriça Rio Lempa (Mancomunidad Trinacional Fronteriza Río Lempa, no nome original em espanhol, composto por nove municípios da Guatemala, El Salvador e Honduras, países da América Central), se reuniu na manhã desta terça-feira, 27, com as equipes técnicas da Prefeitura e do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) para discutir ações de trabalho em conjunto dentro do projeto de pesquisa inserido no programa Euroclima+.

A reunião técnica se deu nas instalações do Câmpus II da UniFAI e contou com a presença do prefeito adamantinense Márcio Cardim (DEM), do reitor Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva, dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Dr. José Aparecido dos Santos e de Extensão Prof. Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, além de vereadores, equipe técnica da Prefeitura, autoridades centro-americanas, docentes e pesquisadores da UniFAI.

O gerente da Comunidade Trinacional Rio Lempa, Héctor Aguirre, apresentou os detalhes do projeto que está sendo elaborado em conjunto e expôs para debate os mecanismos de execução e o plano de trabalho ao longo de 2019.

Segundo ele, entre os objetivos das ações do projeto estão o “fortalecimento da gestão pública local e governança para a resiliência alimentar; fortalecimento da capacidade dos agricultores para a produção resiliente de alimentos; e alianças público-privadas para fomentar cadeias de valor agroalimentares que reforcem as NDCs [contribuições nacionalmente determinadas, na sigla em inglês]”.

A agenda prevê, para esta quarta-feira, 28, uma nova reunião e visita a comunidades, empresas e propriedades rurais a serem beneficiadas pelo projeto no município.

 

Por Daniel Torres com a colaboração de Natacha Dominato

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês