Rádio Life FM

Comitê de Ética em Pesquisa avalia questões éticas de projetos de pesquisa com humanos na FAI

Órgão é coordenado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), que integra o Ministério da Saúde

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) conta agora com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), um órgão colegiado interdisciplinar que tem a finalidade de defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) são coordenados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), que integra o Ministério da Saúde.

“A atribuição primordial do CEP é avaliar os aspectos éticos e emitir parecer consubstanciado sobre os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos, garantindo o respeito à dignidade e aos direitos dos participantes. O CEP também tem um papel consultivo e educativo, fornecendo orientação aos pesquisadores sobre questões éticas e promovendo a reflexão sobre a ética na ciência. Além disso, o CEP recebe e apura denúncias de violação de princípios éticos na pesquisa”, explicou a Prof.ª Dra. Iara Buriola Trevisan, que coordena o comitê.

A coordenadora do CEP destaca ainda que, com o aperfeiçoamento acadêmico, o desenvolvimento do setor técnico-administrativo e o fomento à pesquisa científica, a FAI tem fortalecido seu compromisso com a ética nas pesquisas. “A criação do CEP assegura que todas as pesquisas envolvendo seres humanos estejam em conformidade com as diretrizes de ética em pesquisa. Com isso, a FAI reforça seu papel de referência acadêmica e ética, promovendo integridade, transparência e respeito aos direitos humanos em todas as suas atividades de pesquisa”, ressaltou.

O órgão tem um site com informações completas sobre as suas atribuições, pareceres e formas de contato. Para saber mais, acesse fai.com.br/cep.

Composição

O CEP da FAI é constituído por dez membros distribuídos entre diferentes áreas do conhecimento, além de um funcionário administrativo. Na Área de Ciências da Saúde, integram o comitê o Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto, o Prof. Dr. Bruno Ambrósio da Rocha, a Prof.ª Dra. Camila Maria de Arruda, a Prof.ª Dra. Iara Buriola Trevisan (que exerce a função de coordenadora) e o Prof. Dr. José Burgos Ponce (vice-coordenador).

Na Área de Ciências Agrárias, a representante é a Prof.ª Dra. Eliana Cristina Generoso Konrad. Na Área de Ciências Humanas, compõe o comitê a Prof.ª Dra. Ieda Cristina Borges. Já na Área de Ciências Exatas e da Terra, participa a Prof.ª Dra. Eliane Vendramini de Oliveira.

O CEP conta ainda com duas Representantes dos Participantes de Pesquisa (RPP): a enfermeira Ilza Cilene Mota Constantino e a advogada Maria Aparecida Sorrochi Pimenta. Por fim, a equipe é complementada pelo funcionário administrativo Gustavo Noda Yamauti.

O Comitê de Ética em Pesquisa está localizado no Câmpus I (rua Nove de Julho, 730) e o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, exceto em dias sem expediente, conforme o calendário acadêmico da FAI. O contato pode ser feito também pelo telefone (18) 3502-7010 (Ramal 7107) ou pelo e-mail cep@fai.com.br.

Por Daniel Torres

Colaborou: Prof.ª Dra. Iara Buriola Trevisan

Sair da versão mobile