26 de maio de 2020

Comércio pode retornar atividades na segunda-feira (01)

Comércio pode retornar atividades na segunda-feira (01)

Governador João Doria anunciará, nesta quarta-feira (27), a quarentena de forma regionalizada; prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalhos, encabeça plano de retomada das atividades econômicas no Oeste Paulista

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (25) que vai prorrogar a quarentena no Estado, mas com maior ou menor flexibilidade a depender da situação de cada região. Com isso, o Oeste paulista poderá ser contemplado com a retomada das atividades econômicas, conforme plano encabeçado pelo prefeito de Presidente Prudente e membro do conselho municipalista Nelson Bugalhos (PSDB).

Em entrevista a Globo News na tarde de ontem, o gestor estadual disse que a partir do dia 1º de junho deverá adotar a “quarentena inteligente”, na qual as medidas de isolamento social irão variar a depender dos aspectos particulares de cada região do Estado. O anúncio das regiões e critérios deve ser feito nesta quarta-feira (27).

“Para ser muito preciso, nós teremos uma nova quarentena. Mas será uma quarentena inteligente, porque levará em consideração toda a regionalização de São Paulo, do interior, da capital e da região metropolitana, do litoral. A decisão não será homogênea. Até agora ela foi homogênea em todo o Estado porque ela precisava ser. Agora, nós temos a condição de fazê-la heterogênea, seguindo as orientações do comitê de saúde. Áreas e regiões em que possamos nessa quarentena inteligente ter um olhar diferente, nós vamos fazer. Aonde não for possível porque os riscos e índices indicam que não devem, não haverá”, disse Doria.

Na sexta-feira (22) foi finalizado o Plano Regional para Retomada de Atividades Econômicas na Região de Presidente Prudente (10ª Região Administrativa do Estado de são Paulo).
A proposta que trata da ampliação do funcionamento de atividades não essenciais está estruturada em três fases. A retomada das atividades, por sua vez, conta com previsão de início para segunda-feira (1º).

As três fases definidas poderão ser implantadas por 14 dias cada, previstas em 42 dias no total, para liberar gradativamente os segmentos econômicos não essenciais. A mudança de fase, no entanto, só será possível mediante a estabilidade do número de casos novos e a capacidade de leitos hospitalares para atendimento à demanda, sempre observando as orientações e consenso do comitê de contingenciamento da Covid-19, e autorizado por decreto do prefeito.

A notícia de uma possível flexibilização já a partir da próxima semana traz alívio para o setor do comércio, fechado desde 22 de março em Adamantina.

Durante estes 66 dias as entidades representativas tentam sensibilizar as autoridades municipal e estadual sobre os impactos das medidas restritivas para as empresas, muitas já com portas fechadas, resultando em desemprego.

O Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio Varejista) é uma das instituições que encabeçam a mobilização em Adamantina, que até o momento não teve resposta positiva por parte do poder público.

Confira as fases para abertura do comércio e prestadores de serviços

Estabelecimentos – CONDIÇÕES

FASE – 1 – LARANJA

FASE – 2 – AMARELA

FASE – 3 – VERDE

Estacionamento de veículos Atendimento: 50% da capacidade total

Atendimento: 60% da capacidade total Atendimento: 70% da capacidade total.

Atividades de escritório/administrativas (imobiliárias, engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade, turismo).

Atendimento presencial individual em áreas com ventilação natural e com distanciamento entre os profissionais. Manter áreas comuns fechadas ou acesso restrito, os trabalhos possíveis de home office devem permanecer .

Restaurantes, bares sem músicas, padarias e congêneres

Atendimento no local com no máximo 30% da capacidade, devendo priorizar os serviços de entrega (respeitar distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários), sem cadeiras e mesas.

Atendimento no local com no máximo 50% da capacidade local, devendo priorizar os serviços de entrega, respeitando o distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários. Sem cadeiras e mesas nas calçadas

Atendimento no local com no máximo 70% da capacidade local, devendo priorizar os serviços de entrega, respeitando o distanciamento de 2 metros entre clientes e funcionários. Sem cadeiras e mesas nas calçadas.

Estética, beleza e tatuagem

Atendimento individual com hora marcada Atendimento individual com hora marcadaAtendimento individual com hora marcada.

Hotéis, pousadas e outros meios de hospedagens destinadas ao lazer Atendimento: lotação máxima de 50% da capacidade normal, evitando aglomeração em espaço de circulação.

Atendimento: lotação máxima de 60% da capacidade normal, evitando aglomeração em espaço de circulação. Atendimento: lotação máxima de 70% da capacidade normal, evitando aglomeração em espaço de circulação.

Shopping center e galerias

Atendimento: Limitar a 50% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura, com controle de acessos. Limitar em 50% a capacidade de vagas no estacionamento, com implantação de controle fiscalizatório. Rígidos cuidados com higiene de áreas de circulação e lojas. Observar demais orientações no material completo.

Atendimento: Limitar a 60% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura, com controle de acessos.

Limitar em 60% a capacidade de vagas no estacionamento, com implantação de controle fiscalizatório. Rígidos cuidados com higiene de áreas de circulação e lojas. Observar demais orientações no material completo

Horário de atendimento para lojas e quiosques: 12h às 20h.

Horário de atendimento para praça de alimentação: 11h30min às 21h30min .

Instituições religiosas

Proibido a realização de missas, cultos e eventos religiosos de acordo com cada Município. Atendimento/ Realização: lotação máxima de 30% da capacidade da instituição com tempo máximo de 1 (uma) hora para eventos religiosos, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene, como distanciamento de 2 metros entre fiéis, sem aperto de mãos e abraços.

Atendimento/ Realização: lotação máxima de 50% da capacidade da instituição com tempo máximo de 1 (uma) hora para eventos religiosos, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene, como distanciamento de 2 metros entre fiéis, sem aperto de mãos e abraços.

Fica permitido a realização de pequenos grupos de orações limitados em 20% da capacidade da instituição, com até uma hora de duração, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene, como distanciamento de 2 metros entre fiéis, sem aperto de mãos e abraços.

Cinemas, estádios e teatros
Atendimento: lotação máxima de 30% da capacidade, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene
Espaços municipais (museus e bibliotecas) .

Atendimento: lotação máxima de 30% da capacidade, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene Atendimento: lotação máxima de 50% da capacidade, desde que atenda todas as medidas de segurança e higiene.

Academias de ginástica, escolas de dança e escolas de música

Atendimento: Lotação máxima de 10% da capacidade dos aparelhos e/ou área construída, com atendimento individual agendado, respeitando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, atendendo todas as instruções de segurança e higiene, inclusive a limpeza de aparelhos.

Atendimento: Lotação máxima de 30% da capacidade dos aparelhos e/ou área construída, respeitando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, atendendo todas as instruções de segurança e higiene, inclusive a limpeza de aparelhos após cada uso.

Atendimento: Lotação máxima de 50% da capacidade dos aparelhos e/ou área construída, respeitando o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, atendendo todas as instruções de segurança e higiene, inclusive a limpeza de aparelhos após cada uso.

Bares com músicas e casas noturnas
Atendimento: Lotação máxima de 30% da capacidade local, atendendo todas as instruções de segurança e higiene, inclusive o distanciamento de 2 metros entre as pessoas

Clubes sociais

Limitar a 30% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura, com controle de acessos.

Atendimento para estabelecimentos internos do clube como bares, academias, estacionamento e afins, anteriormente relacionados, deverão seguir as condições descritas em cada fase, respeitando o distanciamento de 2 metros e medidas de segurança e higiene.

Limitar a 50% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura, com controle de acessos.

Atendimento para estabelecimentos internos do clube como bares, academias, estacionamento e afins, anteriormente relacionados, deverão seguir as condições descritas em cada fase, respeitando o distanciamento de 2 metros e medidas de segurança e higiene.

Limitar a 70% a capacidade máxima de pessoas previstas em AVCB ou alvará da Prefeitura, com controle de acessos.

Atendimento para estabelecimentos internos do clube como bares, academias, estacionamento e afins, anteriormente relacionados, deverão seguir as condições descritas em cada fase, respeitando o distanciamento de 2 metros e medidas de segurança e higiene.

Atividades em grupos (esportes coletivos), natação, exercício físicos na água e qualquer tipo de atividade em piscinas, estão suspensas.

Atividades em grupos (esportes coletivos), natação, exercício físicos na água e qualquer tipo de atividade em piscinas, estão suspensas.

Atividades em grupos (esportes coletivos) e as atividades em piscinas individuais podem ser realizadas, sem contato físico.

 

Fonte: Desenvolve Oeste – Com informações de O Imparcial e G1

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês