Rádio Life FM

Com teatro, mindfulness e gincana solidária, FAI realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Programação aposta na imersão e na ludicidade para abordar temas como assédio, segurança técnica e saúde mental

A partir de hoje os servidores da FAI participarão da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Fugindo do formato tradicional apenas com palestras, a programação de 2025 aposta na imersão e na ludicidade para abordar temas fundamentais como assédio, segurança técnica e saúde mental. As atividades ocorrerão diariamente, das 14h às 16h30, até sexta-feira.

O objetivo da organização é engajar os colaboradores através de experiências práticas. “Preparamos uma programação diferente de tudo o que já fizemos”, destaca Francieli Valeze Costa, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA FAI). “A expectativa é de uma grande participação dos servidores, porque pensamos em cada detalhe para que o aprender nestes dias seja algo leve, divertido e realmente transformador”.

A abertura do evento, hoje, traz o tema “O Assédio em Cena – Entender para Combater”. A Cia de Teatro Multiverso apresentará cenas curtas sobre assédio moral, verbal e sexual, que servirão de base para a análise da psicóloga Evelyn Biasi. Segundo Francieli, será uma “apresentação teatral impactante”, desenhada para conectar as situações dramatizadas com a realidade do dia a dia, ensinando a identificar e agir diante desses problemas.

No dia 27, o foco muda para a segurança técnica com “Segurança em Ação”. A proposta é uma dinâmica interativa em que o público ajudará um “novo funcionário” (interpretado pela Cia. Multiverso) a utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Na sequência, um Engenheiro de Segurança do Trabalho aprofundará o tema abordando os acidentes mais comuns e a importância da prevenção.

Para encerrar, o dia 28 será o “Dia do Autocuidado”. Na ocasião, a terapeuta Arieni Ciceri conduzirá atividades de mindfulness e regulação emocional.

Além do aprendizado, a integração é o ponto forte deste ano. A organização preparou uma gincana e dividiu os servidores em quatro equipes que vão competir em quesitos como animação, melhor grito de guerra e conhecimentos gerais no quiz final.

A competição também tem um propósito social: a equipe que arrecadar mais produtos de higiene pessoal e limpeza garantirá uma doação para o Lar dos Velhos de Adamantina e celebrará a vitória com uma “noite da pizza”.

O evento contará, ainda, com sorteio de brindes e pausas para lanche em todos os dias de atividades.

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Sair da versão mobile