27 de agosto de 2019

Com palestras na Biblioteca Municipal, Semana Acadêmica de Nutrição reúne alunos e profissionais até sexta-feira, 30

Com palestras na Biblioteca Municipal, Semana Acadêmica de Nutrição reúne alunos e profissionais até sexta-feira, 30
Com palestras na Biblioteca Municipal, Semana Acadêmica de Nutrição reúne alunos e profissionais até sexta-feira, 30; ao todo, são quatro palestras divididas em dois dias - Fotos: Daniel Torres.

Ao todo, são quatro palestras divididas em dois dias

Teve início na tarde desta segunda-feira, 26, a Semana Acadêmica do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). Ao todo, serão quatro palestras divididas em dois dias, chegando ao fim na sexta-feira, 30. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Ensino da Instituição e a abertura contou com a presença do vice-reitor Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon.

“Nós temos como programação alguns temas relevantes e desafiadores para o nutricionista e para o aluno, futuro nutricionista, e buscamos temas atuais que normalmente são assuntos que os próprios alunos pontuam como interesse em conhecer um pouco melhor”, comentou a coordenadora do curso e organizadora do evento, Prof.ª Dra. Miriam Ghedini Garcia Lopes.

A primeira palestrante da semana, Prof.ª Dra. Lilian Cuppari, nutricionista e doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM), falou sobre a “Nutrição na Doença Renal Crônica”. “Em geral, os nutricionistas e os profissionais da área da Nutrição acabam restringindo demais a alimentação dos pacientes, que se sentem muito frustrados e com muitas dificuldades em seguir essas orientações. Vamos trazer, então, uma discussão sob um olhar um pouco menos restritivo e de evidências científicas, a partir das quais a gente pode ser um pouco mais maleável sem o medo de estar fazendo algo inadequado ao paciente”, explicou a palestrante.

Na sequência, a Prof.ª Dra. Miriam Garcia Lopes falou sobre “O papel do nutricionista o pós-diagnóstico da doença celíaca”. “Também um assunto muito polêmico atualmente, com a moda, e falamos um pouco do que há de evidência científica a respeito do tratamento da doença celíaca”, adiantou.

À noite, ainda na segunda-feira, o Prof. Me. Marcelo Conrado de Freitas, docente de Educação Física da UniFAI, abordou “O papel anti-inflamatório do exercício físico”. Já na sexta-feira, 30, a partir das 20 horas no Anfiteatro Fernando Paloni, na Biblioteca Pública Municipal Cônego João Baptista de Aquino (na praça Élio Micheloni), a Prof.ª Ma. Mariana Leister Rocha Innecchi, nutricionista clínica do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo e docente no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), deverá falar sobre a “Obesidade infantil: novas propostas de atuação do nutricionista”.

“O foco principal [da Semana Acadêmica] são os acadêmicos do curso de Nutrição, mas temos o convite estendido a todos os nutricionistas, ex-alunos nossos principalmente, e inclusive a presença de profissionais de outras universidades vindo para essa Semana Acadêmica”, concluiu Miriam Lopes.

Nutrição Fai   1

Por Daniel Torres

Compartilhe esta notícia

Ouça Ao Vivo

Apoio Cultural

As mais lidas de hoje

Apoio Cultural

As mais lidas da semana

Apoio Cultural

As mais lidas do mês