Rádio Life FM

Com mudanças partidárias, três adamantinenses anunciam pré-candidatura nas eleições deste ano

Todos aproveitaram a “janela partidária” e filiaram-se a novas legendas, mas confirmaram as pré-candidaturas ao pleito que será realizado neste ano

O cenário eleitoral começa a se definir e promete ser bastante agitado para o processo eleitoral deste ano e não só na disputa presidencial, que já atrai grande parte da atenção da população. Apenas em Adamantina, ao menos três pré-candidatos a deputado estadual estão confirmados.
Até o final do ano passado, dois nomes já haviam lançado a pré-candidatura, o vereador e supervisor de ensino Hélio José dos Santos e o advogado e empresário Hélio Vieira Malheiros Junior, mas este grupo aumentou com a inclusão do médico veterinário o médico veterinário e servidor público municipal, Marcos Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Marcos Lama.
Além do aumento do número de candidatos, a chamada “janela partidária”, que permaneceu aberta por 30 dias e foi encerrada no início do mês, resultou em importantes movimentos neste complexo tabuleiro eleitoral, já que permitiu a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato.
Na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), o vereador Hélio José dos Santos, anunciou sua saída do Partido Liberal (PL) e filiação ao Partido Progressistas (PP). Fazendo uso da tribuna para explicações pessoais, o vereador pelo quinto mandato reafirmou que disputará eleição a deputado estadual neste ano, em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. “Enquanto no PL estávamos avaliando a candidatura, agora, é fato”, afirmou.
Segundo Hélio José dos Santos, sua candidatura vem sendo construída desde 2014 e agora, mais preparado para o projeto, chegou o momento de assumir novos desafios em sua vida pública “Estou me preparando para este momento desde 2014, quando fui convidado, e não pude assumir a candidatura. Em 2018, também houve o convite. Mas neste momento, com muita humildade, muita experiência, muita honra e muito trabalho, acredito que estou pronto para assumir mais um desafio em minha vida pública”, disse.
Quem também mudou de legenda foi Marcos Lama, candidato a prefeito de Adamantina pelo Partido Social Democrático (PSD), anunciou sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido pelo qual é pré-candidato a deputado estadual. A filiação à nova sigla foi efetivada pelo presidente do diretório nacional do parido, o deputado federal Baleia Rossi. “Já estou me mobilizando para fazer algumas alianças de apoio na região, inclusive tenho algumas pessoas se mobilizando para minha campanha em várias cidades, de Parapuã a Pacaembu já tenho colaboradores”, destacou Marcos Lama.
O médico veterinário e servidor público municipal destacou que a candidatura será alinhada com o partido, fazendo “dobradinha” com candidato a deputado federal indicado pela legenda. “Aceitei ir ao MDB por ser uma sigla muito forte e estou recebendo muito apoio do partido, mas ainda não tenho vaga garantida”, revelou. “Como faço muitos trabalhos nos rodeios, exposições, leilões e provas equestres, estou tendo apoios de várias pessoas de outras regiões também. Espero conseguir me eleger, irei trabalhar para isso”, concluiu.
O outro candidato da cidade nessa disputa é o advogado e empresário Hélio Vieira Malheiros Junior, que presidia o Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD), partido que ocupou posição de destaque na última eleição municipal, e também migrou para outro grupo político, passando a integrar o União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM.

Hélio José dos Santos
Professor Hélio exerce seu quinto mandato como vereador adamantinense. Eleito pela primeira vez em 1996, integrou a 12ª Legislatura (1997/2000) e foi reeleito para ocupar uma das nove vagas no Legislativo entre 2001/2004. Após um hiato de 8 anos, voltou a ser eleito para a 16ª Legislatura, alcançando ainda duas reeleições seguidas e mantendo-se como um dos representantes da população no período de 2013 até os dias atuais.
Hélio possui carreira profissional na educação, atuando como supervisor de ensino da Secretaria Estadual da Educação na Diretoria de Ensino de Adamantina. E vê entre os colegas educadores uma força de apoio e motivação à nova pretensão política. “E quero agradecer a todos os educadores as 33 escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Adamantina, distribuídas em 22 municípios, pelo apoio incondicional, o que muito nos honra, e muito nos orgulha”.
O vereador e pré-candidato deputado estadual afirmou ter o apoio diretório municipal, coordenação regional e diretório estadual do partido, e sinalizou temas em que pretende atuar no parlamento paulista. “Entendo, (..) que caso seja eleito, posso representar a população de Adamantina e região com muita honra, muito respeito e muita dignidade, e trazer muitos benefícios para a nossa região, da Nova Alta Paulista”, disse no plenário da Câmara. “E mais, contribuir para implementação de importantes políticas públicas na saúde, na educação, na geração de empregos e também na construção de moradias populares”, continuou.

Hélio Malheiros
Advogado há 20 anos e com atuação destacada também como empresário na área educacional, Hélio Vieira Malheiros Júnior já foi presidente da 59ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Adamantina, de 2016 a 2018, integrante da diretoria por nove anos e presidente da Comissão de Cultura e Eventos da OAB local por 15 anos. Especialista em Direito e Processo do Trabalho, atuou também como presidente da Comissão Estadual de Defesa dos Advogados de Conselhos Profissionais da OAB/SP, membro do Tribunal de Ética e Disciplina e da Comissão Eleitoral da entidade.
Ingressou na política, filiando-se e presidindo o Diretório Municipal do PSD e agora passa a integrar o quadro de filiados o União Brasil, nova sigla partidária formada pela união de Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL) e que conta, inclusive, com o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim (União Brasil).
“Estava filiado, presidindo inclusive, o PSD aqui na nossa cidade. Eu tive convite o ano passado de assumir o partido pela diretora estadual, através do presidente estadual e ex-ministro Gilberto Kassab. Mas veio um convite muito especial eu não poderia falar não também”, destacou em entrevista ao radialista Jonas Bonassa, o Sabiá.
Hélio Malheiros destacou ter recebido convite de seu amigo pessoal e ex-presidente da Seccional Paulista da OAB, Caio Augusto Silva dos Santos, que é de Bauru, e diante dessa nova possibilidade, desse novo projeto, acabou optando em ir para o União Brasil.
A efetivação da filiação partidária foi realizada na última semana, com a presença do presidente do Diretório Estadual do partido, Antônio Rueda. “Só tenho agradecer esse apoio todo que eu estou tendo”, enalteceu.
Com reconhecida atuação na política interna da OAB, Malheiros pretende agora atuar em favor de toda a comunidade. “Na OAB, realizamos diversas ações sociais que colaboraram com as mais diversas entidades do Município. Agora, com o partido, quero buscar um projeto de consenso, com membros de diversos setores, que pensem no progresso de Adamantina e da região da Alta Paulista”, ressalta.

Marcos Lama
Natural de Adamantina, Marcos Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Marcos Lama, é médico veterinário e servidor público municipal, tendo ainda sido presidente da Associação dos Tropeiros, Cavaleiros e Amazonas de Adamantina e da Associação de Moradores do Conjunto Oiti/Tipuanas.
Nas eleições municipais de 2020, à época filiado ao PSD, enfrentou o prefeito Márcio Cardim (União Brasil). No pleito municipal, o médico veterinário e servidor público municipal obteve 3.367 votos, o correspondente a 22,11% dos votos válidos.
Marcos Lama se junta agora ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sigla com 35 deputados federais e 39 estaduais, na atual legislatura.
Após a experiência com sua candidatura a prefeito e, mediante convite de um novo grupo partidário, Marcos Lama decidiu aceitar o convite do MDB e lançou sua pré-candidatura, que terá como objetivo o desenvolvimento regional, com foco em investimentos nas áreas de saúde, habitação popular e geração de emprego e renda.

Fonte: Everton Santos

Sair da versão mobile