A Energisa Sul-Sudeste concluiu um importante projeto de eficiência energética na Santa Casa de Presidente Prudente. Com o investimento de R$ 400 mil, a concessionária de energia instalou um sistema de placas fotovoltaicas, substituiu aparelhos de ar condicionado e pontos de iluminação da unidade, trocando lâmpadas convencionais por tecnologia LED.
A entrega oficial do projeto ocorreu nesta quinta-feira (22), no auditório da Santa Casa, com a presença de representantes do hospital, da Energisa Sul-Sudeste e profissionais da imprensa.
As instalações dos novos equipamentos começaram no segundo semestre de 2025, por uma empresa terceirizada contratada pela Energisa, sem custos para a Santa Casa.
“A Energisa tem um compromisso com a sustentabilidade que se materializa de múltiplas maneiras, sendo uma delas o Projeto de Eficiência Energética. Entregar essa melhoria à Santa Casa, que é um hospital tradicional e de referência, é motivo de satisfação para a Energisa que trabalha para promover o uso eficiente e seguro da energia elétrica nas comunidades onde estamos presentes”, afirma o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, José Adriano Mendes Silva.
Novos sistemas
Já em funcionamento, o sistema de microgeração de energia conta com 58 painéis fotovoltaicos. Além disso, foi finalizada a modernização do sistema de iluminação artificial, com a substituição de 1.488 lâmpadas fluorescentes por luminárias de tecnologia LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais.
O projeto ainda contemplou a substituição do sistema de condicionamento ambiental por tecnologia inverter, com quatro aparelhos de ar-condicionado de 36.000 BTUs e um de 9.000 BTUs. Com isso, a previsão é de que o hospital consiga economizar, em média, 174,22 MWh/ano. Para se ter uma ideia, essa energia seria o suficiente para abastecer 72 casas por mês.
“Essas melhorias resultam em uma importante redução de custos para o hospital, que poderá administrar melhor e reorganizar seus recursos de acordo com as demandas da unidade. Além disso, a instituição ganha em qualidade e segurança, com novos equipamentos que minimizam os riscos e evitam o desperdício de energia”, complementa José Adriano.
Para a administração da Santa Casa, os impactos do projeto vão além da modernização da infraestrutura. Segundo o provedor Itamar Alves de Oliveira, a economia gerada permite direcionar recursos para áreas prioritárias da assistência. “Para uma instituição filantrópica como a nossa, toda economia faz diferença. Esses recursos podem ser aplicados em melhorias que impactam diretamente a qualidade do atendimento aos pacientes”, destaca.
A iniciativa integra o conjunto de ações sustentáveis adotadas pela Santa Casa e demonstra como parcerias com empresas da região contribuem para o fortalecimento da estrutura hospitalar, aliando eficiência energética, responsabilidade ambiental e melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Edneia Cristina da Silva Zart
Anl Comunicacao III – COORDENACAO DE BUSSINESS PARTNER