Com um crescimento de 3,5% no segundo trimestre em 2024, o que superou as expectativas do setor, o mercado da construção civil segue aquecido no Brasil. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgados na semana passada.
Com isso, a profissão de engenheiro civil é uma das mais promissoras do mercado de trabalho na atualidade.
O curso de bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário de Adamantina é referência regional na formação de engenheiros preparados para os desafios da atualidade no setor.
Conta com estrutura de laboratórios de materiais de construção civil, hidráulica, topografia e cartografia, física, análise de solo, geologia, análise físico-química de águas, bioquímica e química, microbiologia, microscopia, informática, além de biblioteca com vasto acervo atualizado de ciência e tecnologia em Engenharia Civil e de disciplinas básicas.
O curso, noturno, tem duração de dez semestres (cinco anos) e é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), tendo recebido a renovação do reconhecimento por mais cinco anos, prazo máximo concedido pelo órgão.
O engenheiro civil é apto a trabalhar na indústria, em empresas privadas, órgãos públicos e obras de infraestrutura.
Segundo informa o site da Instituição, “o engenheiro civil é um profissional de formação generalista que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. Ele projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Também é responsável pelo acompanhamento de todas as etapas de uma construção ou reforma, desde a análise do solo e definição das fundações até a especificação dos acabamentos. Projeta as instalações elétricas prediais, hidráulicas e de saneamento, além de realizar as mais diversas obras de engenharia urbana”.
Vestibular de Verão 2025
Há vagas disponíveis para o curso de Engenharia Civil no Vestibular de Verão 2025 do Centro Universitário de Adamantina, que tem prova presencial marcada para o dia 27 de outubro, das 9h às 13 horas, no Câmpus II (avenida Francisco Bellusci, 1.000).
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 23 de outubro pelo hotsite www.fai.com.br/vestibular ou presencialmente, na Secretaria do Câmpus I (rua Nove de Julho, 730).
Mais informações sobre o Vestibular podem ser obtidas no Edital.
Por Daniel Torres