Adamantina tem 38 casos positivos de Dengue, três vezes mais que o volume de confirmações de 2021
Número de casos positivos de Dengue continuam em elevação
Levantamento aponta que volume de casos registrados nos primeiros meses do ano já é três vezes maior que o número de casos de todo ano passado
Em entrevista concedida na tarde de ontem, a enfermeira responsável da vigilância epidemiológica de Adamantina, Myrian Regina Rocha Prado, confirmou o que já era esperado, os profissionais de saúde atuam incansavelmente para impedir uma nova epidemia de casos de Dengue na cidade.
Segundo revelou a profissional, em entrevista concedida a apresentadora Lúcia Prado, do Jornal do Meio Dia, da Life FM, a situação alarmante também é vislumbrada por outros municípios paulistas.
“A gente vê uma nova epidemia está surgindo. Quando vários municípios apresentam elevado número de casos, é sinal de uma nova epidemia. Aumentou muito os casos e temos observado que são sintomas muito importantes, com baixa preocupante de plaquetas, por isso pedimos que os pacientes procurem as unidades de saúde para acompanhamento adequado”, relata.
Somente neste ano, segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, 38 casos positivos da doença já foram confirmados, 13 a mais que o divulgado na última atualização do Departamento de Controle de Vetores. O número de casos positivos é três vezes superior ao total de confirmações em todo o ano passado, quando foram contabilizados apenas 16 casos.
O levantamento indica ainda que 68 moradores de Adamantina aguardam resultado de exames coletados para a confirmação da doença. O procedimento é importante, segundo destacou Myrian, pois os profissionais da área médica estão avaliando todos os pacientes que buscam atendimento com muito cuidado, já que os sintomas da Covid-19, amenizados pela ação das vacinas e pela mutação do próprio vírus, estão muito semelhantes aos da dengue.
Ainda segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, quatro adamantinenses estavam positivados tanto para dengue quanto para Covid-19. “Apenas com a observação dos sintomas não é possível identificar qual a doença. Por isso é preciso sempre testar, fazer os exames e aguardar para fazer o acompanhamento necessário”, salienta Myrian, que ainda complementa: “O que sabemos é que teremos muito trabalho”.
A enfermeira destaca ainda que a cidade já teve registro de casos fatais por dengue, o que inclusive já ocorreu neste ano em outras cidades da região. “Por isso é preciso manter a atenção para eliminar os criadouros e buscar atendimento médico sempre em qualquer sintoma”, finalizou.
Região
O Diário coletou dados dos casos de Dengue em algumas cidades da região e quais medidas estão sendo adotadas pelas administrações municipais.
Em duas as cidades que responderam aos questionamentos encaminhados pela redação, a situação epidemiológica não é alarmante.
Em Flórida Paulista foram registrados 16 casos em 2021 ante 7 neste ano. Os profissionais têm realizado trabalho de busca-ativa e visitas domiciliares com orientações aos moradores.
Em Lucélia, segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, a cidade possui apenas 2 casos positivos de Dengue neste ano. Em 2021, foram 13. Mesmo diante do baixo índice de contaminação, os profissionais de saúde estão intensificando o trabalho de visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de bioinsetifica e peixe guarú em córregos e acompanhando de pontos estratégicos.
Em Inúbia Paulista, profissionais da Unidade Básica de Saúde deram início ao trabalho de nebulização contra a Dengue. A ação consiste na borrifação do veneno visando a eliminação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A administração municipal não informou o volume de casos confirmados neste ano, mas destacou que é necessário que os cuidados sejam mantidos diariamente pela população.
Fonte: Everton Santos, Jornalista, Jornal Diário