No início da tarde de ontem (15), foi realizada no Palácio dos Bandeirantes a 18ª atualização do Plano SP. Na oportunidade, foi anunciado que os municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília regrediram e agora, estão na fase vermelha do Plano SP.
Agora, os 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília só podem permitir o funcionamento de atividades essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.(https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/governo-poe-regiao-de-marilia-na-fase-vermelha-e-outras-10-na-laranja-do-plano-sp/)
Em Adamantina, o decreto 6277 determina o horário restrito de funcionamento das 6h às 20h para os supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias; lojas de conveniência devem funcionar exclusivamente para venda de mercadorias – sem aglomeração; lojas de abastecimento de produtos da construção civil; lojas de abastecimento de produtos agropecuário; pet shops; distribuidores de gás e água mineral e outros que vierem a ser definidos, caso necessário.
Os estabelecimentos deverão ainda atender em horário preferencial, das 8h às 10h, idosos e pessoas do grupo de risco.
Além disso, todos deverão: respeitar o limite de 20% da capacidade de ocupação do espaço; intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel 70% aos clientes; vetar a entrada de clientes que não estiverem fazendo uso de máscara facial corretamente; respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m, em todos os ângulos (lateral, frente e costas) entre os clientes; disponibilizar lavatórios equipados com sabão líquido, toalhas descartáveis e álcool em gel 70% para aos clientes; evitar quaisquer possibilidades de aglomeração dentro e fora dos estabelecimentos; desativar bebedouros; realizar a completa higienização dos ambientes imediatamente após o encerramento das atividades diárias e divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção.
O decreto ainda estabelece que farmácias; postos de combustíveis; serviços postais; bancos, agências de crédito, financeiras; e, casas lotéricas estão autorizados a funcionar em horário regular, mas devem seguir todas as medidas de prevenção a COVID-19.
As medidas previstas neste decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município. O decreto entra em vigor em 18 de janeiro de 2021.
Fonte: Prefeitura Municipal de Adamantina