16 de janeiro de 2021

Com atualização do Plano SP, Adamantina agora está na fase vermelha

Com atualização do Plano SP, Adamantina agora está na fase vermelha

No início da tarde de ontem (15), foi realizada no Palácio dos Bandeirantes a 18ª atualização do Plano SP. Na oportunidade, foi anunciado que os municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília regrediram e agora, estão na fase vermelha do Plano SP.

 

Agora, os 62 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília só podem permitir o funcionamento de atividades essenciais, como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.(https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/governo-poe-regiao-de-marilia-na-fase-vermelha-e-outras-10-na-laranja-do-plano-sp/)

 

Em Adamantina, o decreto 6277 determina o horário restrito de funcionamento das 6h às 20h para os supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, padarias; lojas de conveniência devem funcionar exclusivamente para venda de mercadorias – sem aglomeração; lojas de abastecimento de produtos da construção civil; lojas de abastecimento de produtos agropecuário; pet shops; distribuidores de gás e água mineral e outros que vierem a ser definidos, caso necessário.

 

Os estabelecimentos deverão ainda atender em horário preferencial, das 8h às 10h, idosos e pessoas do grupo de risco.

Além disso, todos deverão: respeitar o limite de 20% da capacidade de ocupação do espaço; intensificar as ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel 70% aos clientes; vetar a entrada de clientes que não estiverem fazendo uso de máscara facial corretamente; respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m, em todos os ângulos (lateral, frente e costas) entre os clientes; disponibilizar lavatórios equipados com sabão líquido, toalhas descartáveis e álcool em gel 70% para aos clientes; evitar quaisquer possibilidades de aglomeração dentro e fora dos estabelecimentos; desativar bebedouros; realizar a completa higienização dos ambientes imediatamente após o encerramento das atividades diárias e divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção.

 

O decreto ainda estabelece que farmácias; postos de combustíveis; serviços postais; bancos, agências de crédito, financeiras; e, casas lotéricas estão autorizados a funcionar em horário regular, mas devem seguir todas as medidas de prevenção a COVID-19.

 

As medidas previstas neste decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do município. O decreto entra em vigor em 18 de janeiro de 2021.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Adamantina

Compartilhe esta notícia