A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizará nesta semana uma campanha educativa sobre o trânsito no estacionamento interno do Câmpus II.
A ideia é conscientizar principalmente os motoristas de veículos (carros de passeio, vans ou motocicletas) que trafegam por ali sobre a atenção à sinalização e às vagas de estacionamento, com respeito às vagas especiais, às faixas de pedestres e às lombofaixas (faixas elevadas).
“O objetivo da campanha do trânsito é que todos os espaços sejam respeitados: os carros respeitem o espaço das motos, as motos respeitem o espaço dos carros e principalmente dos pedestres. A gente quer que o espaço dos pedestres seja respeitado e, também, para dar maior fluidez ao trânsito interno da Instituição”, revelou o presidente da CIPA, Mateus Augusto Vitorelli.
Além da distribuição de panfletos explicativos, os cipeiros também farão a “notificação” dos veículos em situação irregular por meio das “multas morais”. “A multa moral é uma medida mais de conscientização educativa, para demonstrar que a pessoa estacionou num lugar que não é legal. Mas é em caráter de informativo e educativo, para que não ocorra mais vezes”, pontuou. As multas morais, entretanto, não acarretam penalização financeira e nem pontos na Certeira Nacional de Habilitação (CNH).
Com essa campanha a CIPA espera que o trânsito interno do Câmpus II tenha mais segurança. “E que todos tenham seus espaços respeitados, tanto os carros, as motos, os pedestres, as PCDs [pessoas com deficiência], que toda a comunidade acadêmica e os veículos tenham seus espaços respeitados”, finalizou Vitorelli.
As ações tiveram início na manhã desta terça-feira, 20, e se estenderão até o fim da semana.
Por Daniel Torres