Rádio Life FM

Com a entrega de 1,8 mil toneladas de adubo composto, projeto beneficia 85 produtores rurais de Adamantina

Desconto de até 65% na conta de energia é concedido a 103 mil famílias na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste

Os resultados do projeto de compostagem de resíduos desenvolvido pela Energisa Sul-Sudeste em parceria com a Prefeitura de Adamantina e o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), são motivos de orgulho para os envolvidos e beneficiados pela ação. Desde o início do projeto foram doadas mais de 1.880,25 toneladas de adubo provenientes dos resíduos de poda de árvores e materiais orgânicos, como restos de alimentos da merenda, coletados nas escolas municipais e estaduais de Adamantina.

 

Dessa forma, 85 produtores rurais foram favorecidos com o composto, podendo substituir o uso do adubo químico por orgânico.

 

O projeto-piloto, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, foi finalizado neste mês em solenidade que reuniu representantes da Energisa, Prefeitura, UniFAI e produtores rurais. A ocasião, de acordo coordenador do Programa de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, foi importante para compartilhar os resultados da parceria que conciliou eficiência energética e sustentabilidade.

 

“Mesmo encerrando esse ciclo do programa de eficiência energética, é importante ressaltar que a doação de compostos para os produtores vai continuar. A prefeitura já ampliou o pátio de compostagem, de 3 mil para 8 mil metros quadrados, a fim de intensificar a produção e propiciar um maior volume de composto destinado aos produtores”.

 

O prefeito de Adamantina, Marcio Cardim, acrescenta que a iniciativa implantada pela Energia foi fundamental para incentivar a cadeia de produção sustentável no município. “Como fruto desse projeto, criamos o Programa de Aquisição de Alimentos [PAA].Percebermos que não adiantava só doar o composto, se os produtores não tinham para quem vender. Hoje o município compra os alimentos desses produtores e doa para entidades assistenciais, que têm a oportunidade de consumir produtos de qualidade e riquíssimos em nutrientes”, afirma o prefeito, complementando que o projeto também obteve um retorno positivo dos produtores, despertando um sentimento de proteção do meio ambiente e agricultura sustentável.

 

Resultados sustentáveis 

Entre os benefícios desse reaproveitamento de resíduos estão o aumento significativo no desenvolvimento e produtividade das culturas; economia na compra de adubos; praticidade e economia com a utilização com composto como substrato para fazer mudas; e economia com mão de obra com capina por utilizar os galhos triturados para controle de ervas daninhas.

 

Para o próximo ano, a Prefeitura de Adamantina prevê ampliar a produção de composto orgânico e, consequentemente, o número de produtores beneficiados. Quem ainda não recebe o composto, pode fazer o cadastro na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA).

Fonte: Edneia Cristina da Silva Zart

Sair da versão mobile