17 de julho de 2024

Com 21 anos de FAI, Prof. Dr. Claudio Spínola Najas se aposenta e deixa legado de ensino na Fisioterapia

Com 21 anos de FAI, Prof. Dr. Claudio Spínola Najas se aposenta e deixa legado de ensino na Fisioterapia
Najas contribuiu com a formação de centenas de alunos

Quem dedica a vida para a educação, deixa um legado de sabedoria e inspiração para várias gerações. É o caso do Prof. Dr. Claudio Spínola Najas, que foi docente no curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Adamantina por 21 anos e agora se aposentou.

Najas é doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (2017), Mestre em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (2009) e formado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986). Atualmente, é professor da Universidade do Oeste Paulista e coordenador de pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Cardiorrespiratória, atuando principalmente nos seguintes temas: bronquiectasia, pico de fluxo, manovacuômetro, teste ergométrico e condicionamento físico.

A coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Leandra Navarro Benatti, salienta o trabalho extremamente sério realizado pelo profissional em sala de aula, na Clínica Escola e na Santa Casa de Adamantina. “O Prof. Dr. Cláudio Spínola Najas, que carinhosamente chamamos de ‘Claudião’ na Fisioterapia, deixa um legado de uma vida acadêmica na área de Fisioterapia Hospitalar, participando da formação de 20 turmas concluintes e de mais três em curso. Em nome dos alunos, professores, fisioterapeutas e funcionários do Curso de Fisioterapia e da Fisioclínica, agradeço por tudo o que vivemos juntos nesses anos e pelo o que nos ensinou e compartilhou na Fisioterapia Hospitalar e na vida diária. Já sentimos saudades da rotina e da sua presença incomparável, mas pessoalmente, tenho certeza que estará sempre próximo de alguma forma, visto que o respeito, amizade e reconhecimento são mútuos em relação ao curso, às pessoas e à Instituição”, diz.

A Pró-Reitora de Ensino, Prof.ª Dra. Fulvia de Souza Veronez, destaca as contribuições do docente na formação dos alunos. “Nossa gratidão por contar com o professor Claudio, que acompanhou toda a trajetória do curso de Fisioterapia até então e contribuiu com sua competência e responsabilidade para a formação de centenas de profissionais”, ressalta.

 

Por Jéssica Nakadaira

Compartilhe esta notícia