Rádio Life FM

COLETIVO OU INDIVIDUAL: EIS A QUESTÃO?

“O império do homem é interior.” (Saint-Exupéry)

 

Sérgio Barbosa (*)

 

As pessoas continuam buscando, da melhor forma possível, um encontro em meio aos muitos desencontros do cotidiano.

Não se pode mais fazer de conta, pois é preciso estar atento aos acontecimentos em nossa volta, mesmo aqueles que estão distante em alguns momentos, porém, nada pode ser deixado de lado.

As lutas de cada um fazem disto ou daquilo, um cenário individual para cada pessoa, sendo que, o coletivo é um objetivo distante e incerto para muitos e na medida do possível, poucos conseguem atingir suas metas.

Estar é mais importante do que ser neste painel multicolorido para as pessoas, além do mais, nossa educação formal continua pesando em nossas posturas, delimitando o espaço conquistado, porém, não ocupado.

É preciso saber desenvolver novas propostas que envolvam o coletivo social, cada vez mais, o individual está perdendo espaço nesta sociedade global.

Nada é para sempre, assim, é necessário fixar uma meta com objetivos geral e específico para um entendimento amplo, geral  e irrestrito ao cotidiano social.

A busca deve ser incessante nesta caminhada pelas estradas nem sempre éticas de um novo tempo, quando os oportunistas de plantão aparecem, para sem mais nem menos, ocuparem seus lugares nunca reservados.

O social deve ser pautado pelo objetivo coletivo neste quadro do cotidiano das pessoas em geral, sendo que, existem necessidades e desejos das mesmas em estarem inseridas neste contexto sociológico.

 

___________________________

(*) Jornalista profissional diplomado  e professor universitário.

e-mail: barbosa.sebar@gmail.com

 

 

Sair da versão mobile