28 de julho de 2023

CNPq torna pública Chamada Universal e convida professores universitários a apresentarem propostas

CNPq torna pública Chamada Universal e convida professores universitários a apresentarem propostas
Inscrições para submissão de projetos de pesquisa seguem até 7 de agosto

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou em 21 de junho, a abertura da Chamada Universal CNPq/MCTI nº 10/2023, destinada a projetos de grupos emergentes e consolidados de todas as áreas do conhecimento (Biológicas, Exatas e Humanas). A submissão de projetos pode ser feita até o dia 7 de agosto.

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa, destinando R$300 milhões em duas faixas de investimento. A faixa A é destinada a grupos emergentes, formados por equipes de pesquisa com no mínimo três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto. Nessa faixa, os projetos podem pleitear uma verba de até R$165 mil.

Na faixa B, as equipes devem ter no mínimo 5 doutores, de ao menos duas instituições distintas, com projetos de até 275 mil. Esses valores poderão ser aplicados em itens de custeio, capital e bolsas de pesquisa nas modalidades Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e Apoio Técnico (AT).

“Trata-se de uma excelente oportunidade de fomento para o desenvolvimento das pesquisas da nossa instituição. Contamos com a submissão de propostas dos nossos docentes doutores para melhorar a infraestrutura dos seus respectivos projetos”, afirma o coordenador geral de Pesquisa do Centro Universitário de Adamantina, Prof. Dr. Paulo Rocha Júnior.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para 16 de outubro e o resultado final ocorrerá em 23 de novembro.

Todos os detalhes para submissão dos projetos podem ser acessados no edital do CNPq.

 

Por Priscila Caldeira, com informações do Portal CNPq

Compartilhe esta notícia