Foi realizada em frente ao Paço Municipal, na manhã de quinta feira (27), o lançamento da Cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa.
O material foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e contou com a participação de idosos do município. Toda a ação teve o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Adamantina.
A cartilha atende a uma das solicitações que os idosos do município fizeram durante a I Conferência Municipal do Idoso, que aconteceu em março.
O evento teve a participação das autoridades municipais e dos idosos das cidades de Adamantina, Mariápolis e Lucélia, que participaram de aula de ginástica e de capoterapia.
O objetivo da cartilha é conscientizar sobre as diversas formas de violência cometida contra a pessoa idosa, indicar formas de prevenção e ainda orientar para que as denúncias sejam feitas, pois, a violência é um problema de saúde mundial.
O lançamento serviu para lembrar os participantes que o dia 15 de junho é o “Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa” e o mês de junho é chamado de Junho Violeta.
A violência contra pessoa idosa é definida como qualquer ação única ou repetida contra a pessoa idosa que venha violar a integridade física, psicológica ou moral dela. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque Direitos Humanos – disque denúncia Nacional, que é o Disque 100 ou na Secretaria Municipal de Assistência Social, local onde funciona o CMI.
A Secretaria de Assistência Social de Adamantina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na Alameda Dr. Armando Salles de Oliveira, 367. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (18)3521-2011 e (18)3521-1900.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato
Redação – Kako de Oliveira