19 de março de 2020

Clínica PAI Nosso Lar de Adamantina suspende visitas por tempo indeterminado

Clínica PAI Nosso Lar de Adamantina suspende visitas por tempo indeterminado

Medidas adotadas pelo PAI Nosso Lar tentam minimizar riscos de contágio interno e externo

A Clínica PAI Nosso Lar, de Adamantina, suspendeu as visitas a pacientes, por tempo indeterminado. A medida foi tomada em atenção às recomendações técnicas feitas pelos órgãos oficiais de saúde, na tentativa de evitar a dissipação do coronavírus (Covid-19), conforme circular Nº 02/2020, publicada nesta segunda-feira (16) pela instituição.

Há também medidas dirigidas aos colaboradores, familiares dos pacientes e autoridades, além de novas orientações quanto às atividades internas e externas realizadas com pacientes.

A instituição adamantinense presta serviços em saúde mental para pacientes de toda a área do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, com atendimentos 100% SUS. Possui pacientes residentes (moradores) e outros que estão transitórios, sob internação hospitalar, em tratamento.

Veja todas as novas orientações fixadas pela instituição.

Circular 02 /2020 – Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre as medidas de prevenção e controle de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), seguem orientações a profissionais e famílias de clientes da Clínica PAI de Adamantina.

a) Em relação às visitas:

– As Visitas estão suspensas por tempo indeterminado;

b) Em relação a passeios e atividades externas;

– As atividades externas que agregam grande número de pessoas encontram-se suspensas por tempo indeterminado (igreja, cinema, shopping);

– Atividades ao ar livre continuam liberadas (equoterapia, caminhadas) – nestes casos, observar a limpeza e desinfecção das mãos, braços, antebraços e lavagem de rosto dos pacientes antes da atividade e na volta das mesmas;

– Passeios à sorveteria, pizzaria e feira estão suspensas;

c) Internações – serão realizadas no caso de pacientes assintomáticos em relação ao (COVID-19).

– Será inserido adendo no CROSS – Central de Regulação de Ofertas e serviços de saúde, solicitando informações sobre sintomas dos pacientes.

– Caso o paciente apresente algum dos sintomas, será encaminhado para referência clinica para averiguação.

d) Colaboradores:

– Em qualquer contato com paciente o colaborador deve usar mascara;

– Caso o colaborador apresente sintomas (SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave e SG – Síndrome Gripal) deverá usar máscaras;

– Será distribuído EPIS e álcool em gel para todos os departamentos e setores;

– Médicos, equipe técnica e recepção devem utilizar máscara e EPIs conforme regulamentação (Procedimento 01/2020);

e) Famílias e autoridades;

– O setor de assistência social, psicologia e recepção deverão avisar todos os familiares de pacientes internados sobre as normas contidas conforme presente circular 02/2020;

– Deverá também ser avisado o Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Departamento Regional de Saúde e Centros de Saúde dos municípios.

 

Adamantina, 16 de março de 2020.

Atenciosamente

 

José de Oliveira Santos Neto – Presidente Diretoria Executiva
Andrey Negroni Martins – Administrador – Siga Mais

Compartilhe esta notícia