Rádio Life FM

CIPA do Centro Universitário de Adamantina passa por treinamento sobre abordagem antiassédio

Nova abordagem atende normativa federal de dezembro de 2022

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) passou a abordar a prevenção ao assédio, conforme normativa federal do Ministério do Trabalho de dezembro de 2022 – portaria nº 4.219 que alterou a Norma Regulamentadora n° 5 (NR 05).

A fim de atender essa demanda, a CIPA do Centro Universitário de Adamantina passou por treinamento de capacitação em 5 de abril. Na oportunidade, foi contratada uma empresa especializada.

“A portaria nº 4.219 do Ministério do Trabalho alterou a nomenclatura da CIPA, passando a incluir o tema assédio em sua abordagem. Desta forma, não se trata de uma mudança específica da CIPA do Centro Universitário de Adamantina, mas de mudança na normativa federal que versa sobre o tema”, reforça o presidente da CIPA, Lucas Kanevieskir Carrenho.

O acolhimento de denúncias ocorrerá via e-mail cipa@fai.com.br. “A CIPA encaminhará as denúncias para a reitoria e acompanhará as medidas adotadas. Caberá diretamente à CIPA a promoção de atividades relacionadas à prevenção sobre o tema”, explica.

A temática do assédio e outras violências será abordada na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), agendada de 8 a 10 de novembro na instituição.

Parceria com o SAPP


A CIPA realizou uma reunião com o Serviço de Apoio Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) em 28 de abril para alinhamento de ideias a fim de aprimorar as formas de atuação. Na oportunidade, ficou definida a atuação conjunta com o SAPP.

“Foi firmada parceria na realização da SIPAT 2023, que terá participação direta do SAPP nas palestras de saúde mental e auxílio na formulação e contratação de palestrante especializado para abordar o tema assédio”, detalha.

Plano de ações


O plano de ações para a atual gestão da CIPA prevê a promoção de palestras com abordagem específica de temas, promoção da SIPAT, busca ativa de cursos para capacitação dos servidores e verificações de rotina quanto à utilização e fornecimento de EPIs necessários.

“A criação do perfil no Instagram @cipa.fai será mais um canal para o envio de sugestões, sendo utilizado para postagens de orientações e dicas sobre os temas relacionados às áreas de atuação da CIPA”, finaliza Lucas.

 

Por Priscila Caldeira

Sair da versão mobile