3 de maio de 2020

Cinco novos leitos de UTI devem entrar em funcionamento em 15 dias na Santa Casa de Adamantina

Cinco novos leitos de UTI devem entrar em funcionamento em 15 dias na Santa Casa de Adamantina

A necessidade de ampliar o sistema de atendimento é um desafio diário para os gestores públicos, que correm contra o tempo para proporcionar mais estrutura à população

Diariamente novos leitos de terapia intensiva para o tratamento da Covid-19 são abertos em todo o país para minimizar a pressão no sistema de saúde, por conta do avanço da doença causada pelo novo coronavírus. Adamantina vive a expectativa da conclusão das obras de 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa local, mas, apenas cinco devem entrar em funcionamento em 15 dias.

Com oito casos positivos e oito em investigação, a situação de Adamantina é considerada estável pelo secretário de Saúde, Gustavo Rufino. Mas pode piorar, já que não há um controle efetivo da propagação do novo coronavírus.

A necessidade de ampliar o sistema de atendimento é um desafio diário para os gestores públicos, que correm contra o tempo para proporcionar mais estrutura à população.

Na semana que vem deverá ser concluído o sistema elétrico das novas UTIs no hospital da cidade, inclusive com a instalação do gerador de energia. Também há expectativa para chegada dos cinco respiradores em manutenção nos próximos dias.

“Depois da instalação do sistema elétrico e do gerador, solicitaremos a ligação para a concessionária responsável. Com a chegada dos respiradores, tudo ficando pronto, a Vigilância Sanitária tem que emitir laudo e pediremos o credenciamento na DRS [Divisão Regional de Saúde] de Marília. Responsável por autorizar o funcionamento é o Governo Federal, mas está sendo rápido. A expectativa é que em 15 dias as cinco UTIs estejam à disposição na Santa Casa”, diz Rufino.

Os outros leitos de terapia intensiva não possuem previsão de funcionamento, pois são necessários os respiradores. Adamantina comprou 10 equipamentos da Alemanha, mas não há prazo para entrega. “Teremos a estrutura, mas faltará os respiradores. Desejamos que o mais breve possível chegue os equipamentos para credenciarmos mais cinco UTIs”.

Impacto Notícias

Compartilhe esta notícia