29 de agosto de 2022

Ciências Biológicas da UniFAI realiza Semana Acadêmica a partir de 31 de agosto

Ciências Biológicas da UniFAI realiza Semana Acadêmica a partir de 31 de agosto
Palestras serão no Miniauditório do Bloco V

Em comemoração ao dia do/a biólogo/a em 3 de setembro, o curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realiza a Semana Acadêmica de 31 de agosto a 2 de setembro. As atividades irão ocorrer no Miniauditório do Bloco V, no Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1000).

O minicurso da noite de abertura, 31, será voltado apenas aos estudantes de Ciências Biológicas, mas as palestras dos dias 1 e 2 são abertas ao público em geral.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Prof.ª Dra. Ana Carolina Basílio Palmieri, o objetivo é apresentar um pouco dos variados caminhos que os estudantes podem optar quando formados.

“A semana acadêmica proporciona ao estudante uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos com profissionais que são especialistas nos temas trabalhados nas palestras e no minicurso. Além disso, o aluno tem oportunidade de conhecer um pouco sobre algumas áreas de atuação do biólogo, ouvindo e debatendo com os convidados que já atuam no mercado de trabalho”, afirma.

Programação

Marcada para as 19h30 do dia 31, a abertura da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas apresenta um minicurso sobre a “Atuação de biólogos em Unidades de Conservação”, a ser ministrado por Natália Poiani Rodrigues, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Geografia pela UNESP.

Natália atua desde 2012 em Unidades de Conservação tanto na área acadêmica quanto na gestão de Parques e, atualmente, trabalha na Fundação Florestal – Parque Estadual do Aguapeí, no município de Nova Independência (SP).

Para o dia 1º de setembro, às 19h30, haverá palestra sobre “Metodologias de amostragem da mastofauna: Temos que pegar, eu sei! será?”, apresentada por Rullian César Ribeiro, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Câmpus de Jaboticabal, e mestre em Biociências pela UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto.

Às 20h30 do mesmo dia, o público irá acompanhar uma apresentação a respeito da “Filogeografia: dos perrengues de Wallace aos insights de Avise” por Amanda de Faria Santos, bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP, Câmpus de Jaboticabal, mestre e doutora pela UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto.

Dia 2, às 19h30, o Prof. Me. Renan Zambianchi, bacharel em Engenharia Ambiental pelas então Faculdades Adamantinenses Integradas e mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela UNESP, Câmpus de Ilha Solteira, irá ministrar sobre “Noções Básicas em Perícia Ambiental”. O egresso, que foi docente na UniFAI, é engenheiro ambiental na Zambianqui Ambiental, empresa de consultoria e assessoria ambiental e desde 2018 atua como perito judicial ambiental.

Às 20h30 está programada a conferência sobre “O uso de plantas no desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças infecciosas”, ministrada por Daniele Cristina Vitorelli Venancio, docente da UniFAI, egressa da instituição em 2008, especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Anhanguera-Uniderp, mestre e doutoranda em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Por Priscila Caldeira

Compartilhe esta notícia